Perguntando: Quem foi Jesus?

ações

Ao longo dos séculos, as igrejas cristãs e os governantes aliados torturaram e mataram inúmeros irmãos cristãos por se desviarem das reivindicações doutrinárias sobre a identidade divina de Jesus. Mas o registo histórico que existe indica que essas doutrinas estavam tragicamente erradas, escreve o Rev. Howard Bess.

Por Rev.

Desde o início do seu relacionamento com Jesus, seus discípulos tentaram descobrir quem era seu amigo, Jesus. O apóstolo Paulo, que foi o primeiro seguidor a nos deixar um legado escrito, estava obcecado com o assunto da verdadeira identidade de Jesus.

Após a geração de Paulo e dos discípulos originais, os primeiros seguidores fabricaram sua própria versão. Credos e confissões foram escritos para resolver as questões levantadas. O Imperador Constantino pensou que poderia resolver a questão e seus esforços produziram o Credo Niceno no início do século IV d.C.

No domingo, como parte da sua adoração, milhões de cristãos americanos repetirão obedientemente o Credo dos Apóstolos, pensando que de alguma forma eles falaram uma verdade teológica sobre a identidade mais verdadeira de Jesus. Aqueles que participam na repetição do credo padrão das igrejas cristãs, o Credo dos Apóstolos, fá-lo-ão com pouca compreensão. Uma minoria mais ponderada reconhecerá novamente que precisamos de uma nova discussão.

Brian McLaren publicou um livro em 2010 intitulado Um novo tipo de cristianismo. Ele é considerado o Martinho Lutero das atuais igrejas cristãs emergentes em rápido crescimento. Ele, como Lutero, tem um intelecto de primeira linha e gerou respostas consideráveis ​​por parte dos dissidentes. O subtítulo de seu livro é “Dez Perguntas que Estão Transformando a Fé”. São o equivalente da McLaren às 95 teses de Lutero, que Lutero pregou na porta da igreja em Wittenberg.

Na lista de dez perguntas, a terceira nos leva de volta à pergunta que desafiou os discípulos, o apóstolo Paulo, os primeiros seguidores do cristianismo e os cristãos de todas as gerações desde então. McLaren enquadra a questão da seguinte forma: “Quem é Jesus e por que ele é importante?”

Quem foi esse jovem que cresceu em Nazaré, na Galiléia, e ensinou com tanta eloquência? Concordo ou não com as respostas da McLaren não é relevante. Eu insistiria que a McLaren está levantando a questão correta e que todo cristão atencioso deveria participar da discussão.

A discussão necessária é uma discussão teológica. Precisamos ser lembrados de que todas as discussões teológicas estão vinculadas ao tempo e prejudicadas pelo conhecimento limitado do teólogo. Nenhum teólogo pode escapar do seu próprio lugar na história. Quando examinada, a teologia cristã do quarto século EC faz pouco sentido em 2013. A teologia cristã de hoje não se ajustará ao pensamento dos crentes em 2213.

Tendo estabelecido o cenário teológico, sinto-me à vontade para partilhar a minha resposta a esta questão eterna que ainda nos deixa perplexos no século XXI.st Século. Jesus era plenamente humano em todos os sentidos da nossa melhor compreensão. Usando as disciplinas críticas da história, sociologia, antropologia, linguagem, psicologia, arqueologia e outras ferramentas acadêmicas, podemos colocar Jesus no seu contexto histórico.

Ele cresceu em Nazaré, uma pequena cidade no norte da Palestina. Ele nasceu pobre e tinha preocupações especiais com os pobres e com as pessoas que foram vítimas da vida. Ele era totalmente judeu e suas crenças estavam fundamentadas nos profetas do Antigo Testamento, especialmente no profeta Isaías. Ele desafiou as estruturas religiosas, sociais e económicas da sua época. Ainda jovem, Jesus foi morto pelos soldados romanos por ser um rebelde. Um conjunto de seus ensinamentos foi preservado e continua a nos instruir no século XXI.st Century.

Esta afirmação sobre o Jesus humano, pelo melhor que consigo compreender, é uma afirmação de mérito histórico.

O Cristianismo, tal como as suas raízes israelitas, é encarnacional. Em termos gerais, a encarnação é a convicção de que Deus participa daquilo que cria. Idealmente, os seres humanos e Deus são compatíveis. Deus ama, acolhe, capacita e presenteia os seres humanos. A história da criação em Gênesis nos conta que Deus criou os seres humanos à sua própria imagem. Deus enche as pessoas com seu próprio espírito. Jesus se relacionou com Deus como um pai amoroso. A intimidade é o caráter normal e ideal da relação entre Deus e a criação. Deus é amoroso e não preciso nunca temer a Deus.

Esta afirmação sobre a encarnação é uma declaração de fé e nunca pode ser provada ou refutada.

Paulo escreveu que “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo”. Ele escreveu: “A plenitude de Deus habitou corporalmente em Cristo Jesus”.

Estas declarações testemunham uma verdade central sobre a identidade de Jesus de Nazaré, que eu, pela fé, abraço. Quando a igreja primitiva desenvolveu a doutrina da Trindade e fez de Jesus parte de uma divindade, acredito que eles encarnaram além do que é apresentado nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas.

Nunca abracei o entendimento do credo sobre Jesus. Nunca falo de Jesus como Deus. Jesus era um ser humano cheio de Deus que nos convida a todos a ter o mesmo relacionamento com um amoroso pai celestial.

O reverendo Howard Bess é um ministro batista americano aposentado que mora em Palmer, Alasca. O endereço de e-mail dele é [email protegido]

9 comentários para “Perguntando: Quem foi Jesus?"

  1. Gretchen Robinson
    Março 5, 2013 em 15: 08

    Gregório,
    Sou humanista/ateu e trabalhei como capelão de hospício durante anos. Eu 'servi' de uma maneira muito cristã, rezando com as pessoas, relacionando-me com elas dentro do seu próprio contexto de fé. Por favor, não pinte todos os humanistas com o mesmo pincel. O problema, a meu ver, não é o ateísmo, são os dominionistas que promulgam uma versão não-cristã da obra de Cristo, que deixaria Jesus horrorizado.
    Veja isso:
    http://www.amazon.com/Faitheist-Atheist-Common-Ground-Religious/dp/0807014397/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1362510289&sr=8-1&keywords=Faitheist

  2. Gregorylkruse
    Março 5, 2013 em 12: 45

    Quer Jesus tenha sido um personagem histórico ou fictício, sustentar que todas as referências à religião e a figuras religiosas deveriam ser eliminadas da história é a proposição mais arrogante e estúpida que já ouvi. É uma pena que Bess não consiga abrir a boca sem que alguns ateus raivosos resolvam todos os problemas do mundo, livrando-se da discussão religiosa. A religião está em declínio acentuado e o ateísmo está em ascensão. Pela atitude sarcástica e depreciativa dos comentários ateus aqui e na Alternet, não espero que a atmosfera fique menos opressiva no futuro.

  3. Março 4, 2013 em 03: 21

    Jesus pensou que poderia curar as pessoas e outros o fizeram. Todas as primeiras discussões e divergências nunca desafiaram isso. Ele nunca deu muita importância a isso, simplesmente curou a pessoa que pedia ajuda e voltou à sua palestra que foi interrompida por um pedido de cura.

    Jesus disse que outros também poderiam curar e há alguns comentários de que pelo menos um ou dois o fizeram. Mas nunca de uma forma que também o deixe maravilhado.

    Sobre o que estava acontecendo, tenho opiniões conflitantes. De alguma forma, quando blogs como este procuram uma explicação racional de Jesus, eles ignoram o que a maioria das pessoas da época e a maioria dos que se autodenominam cristãos consideram importante hoje. Isto apesar do fato de que o próprio Jesus parece não considerar a cura de pessoas central para o que ele faz. E nunca disse o que a maioria dos que afirmam ser curandeiros dizem. Eu curei você, então agora você deve acreditar. Ou eu curei você, então faça o que eu pedi.

  4. FG Sanford
    Março 3, 2013 em 10: 39

    Jesus era um palestiniano que se envolveu no activismo político e foi horrivelmente assassinado por uma força militar de ocupação, a fim de manter um regime brutal. Soa familiar? Eu pensei que não. Estamos à beira de uma grande oportunidade histórica. Agora que aquele velho pervertido senil e ex-jovem soldado de Hitler está fora do Vaticano, um Papa progressista poderia condenar as atrocidades hoje cometidas na Palestina e, devido ao grande número e à força da autoridade moral, poderia acabar com a tensão e a injustiça que agora assola o Médio Oriente. Parece provável? Eu acho que não.

  5. Hillary
    Março 3, 2013 em 08: 54

    O reverendo Howard Bess, o ministro batista americano aposentado, tem permissão para fazer continuamente um sermão religioso aqui.
    .
    O seu proselitismo é ofensivo para muitos e certamente entra em conflito com um “Consortiumnews” que supostamente tem como base o Jornalismo Investigativo.
    .
    Algo não parece certo, como um “oxímoro” que vem à mente.
    .
    Eu e possivelmente outros temos que pensar sobre o que poderemos dizer para ser “publicado”. Mais ou menos como um mundo orwelliano.

    • Gregorylkruse
      Março 5, 2013 em 12: 17

      Se você não gosta, não meta o nariz nisso.

  6. Hillary
    Março 3, 2013 em 02: 10

    Você está tão certo, Eddie - essa bobagem religiosa é apenas uma arma de controle desnecessária à vida e um obstáculo a todo avanço intelectual e científico.
    .
    Estamos em 2013 e muitos ainda têm toda essa tolice religiosa, toda essa bobagem e argumentos tolos – A religião é uma fraude gigantesca

  7. Eddie
    Março 2, 2013 em 23: 26

    Desculpe, mas é hora de começar a deixar de lado esses anacronismos históricos - os 'deuses' religiosos ou seus supostos filhos... Zeus, Poseidon/Marte/etc, Zoroastro, Buda, Jesus, Jaweh, Maomé, quem quer que seja - e começar a resolver nossos problemas/situações sem afirmar que estes “líderes espirituais” (reais ou não) precisam intervir ou de alguma forma nos guiar. Isto não é um ensaio geral... nós só temos uma volta nesta terra, então vamos nos concentrar em fazer a coisa certa para nós mesmos E para nossos semelhantes no aqui e agora e não tentar perder tempo indefinidamente em segundo e terceiro, adivinhando o que esses deuses/figuras religiosas gostariam que fizéssemos. Não precisamos de um intermediário entre nós e a verdade.

    • David Thurman
      Março 4, 2013 em 21: 36

      concordo TOTALMENTE com o Eddie

Comentários estão fechados.