O ÁRABE IRRITADO: O primeiro presidente egípcio eleito? A Morte de Mohammad Morsi

ações

Houve eleições egípcias antes de Mohammed Morsi, que subestimou os impulsos antidemocráticos das tiranias árabes e assumiu que os governos ocidentais não aceitariam a derrubada de um presidente eleito democraticamente.

By As’ad Abu Khalil
Especial para notícias do consórcio

TA morte de Mohamed Morsi, antigo presidente egípcio, num tribunal egípcio há duas semanas chamou a atenção – ainda que brevemente – para a natureza do regime tirânico do general Abdul-Fattah el-Sisi. O golpe de Estado de El-Sisi em 2013 foi em grande parte obra da aliança Emirados Árabes Unidos-Saudita e foi rapidamente abençoado pela administração Obama.

el-Sisi fez todo o possível para se tornar querido pelos EUA: elevou a sua coordenação de segurança com Israel a um nível sem precedentes e até permitiu que caças israelitas conduzissem ataques em território egípcio (no Sinai). Ele também reforçou o controlo do seu regime sobre Gaza, reforçando o cerco israelita. Estas são as prioridades dos EUA no Egipto, juntamente com a subserviência política aos ditames dos EUA.

A Irmandade Muçulmana é agora objecto de assédio estatal e regional na maioria dos países sob influência da Arábia Saudita e dos EAU. Os governos ocidentais, que durante décadas apoiaram ou favoreceram a Irmandade nos longos anos da Guerra Fria, foram pressionados pelos regimes sauditas e dos EAU para proibir as suas organizações e declará-las grupos terroristas. O Qatar e a Turquia, que são agora os patrocinadores oficiais da Irmandade, fazem lobby junto dos governos ocidentais para manter a Irmandade fora da lista do terrorismo.

Morsi: Apostou no Ocidente para salvá-lo. (Flickr)

Mas há um paradoxo na campanha EAU-Saudita-Israelense contra a Irmandade: nos poucos casos em que houve eleições na era das revoltas árabes (na Tunísia, no Egipto, na Líbia e no Iémen), a Irmandade provou que é um poderoso força política que obtém o apoio de um segmento substancial da população. Banir a Irmandade no Golfo apenas os empurra para a clandestinidade.

A amarga campanha contra a Irmandade nos EAU e na Arábia Saudita é um testemunho da sua importância política, não da sua irrelevância; ambos os regimes estão preocupados com o facto de a oposição interna preferir a Irmandade às dinastias dominantes. Um recente inquérito de opinião pública árabe (com metodologia e fraseologia muito questionáveis, realizado pelo Barómetro Árabe, que é parcialmente financiado pelo governo dos EUA) revela uma grande popularidade do Presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, entre a população árabe. (Percebemos, ao falar com estudantes sauditas no estrangeiro, que a Turquia constitui o modelo mais atraente para os jovens sauditas instruídos porque a sua versão do Islão é mais palatável do que a da Casa de Saud).

A corrida milagrosa de Morsi

Morsi tornou-se presidente do Egito em 2012 e durou quase um ano. Foi um milagre que tenha durado tanto tempo, dada a insistência dos regimes do Golfo em impor um controlo apertado sobre o sistema estatal árabe. O Ocidente, especialmente os EUA, aprendeu a conviver com a Irmandade, particularmente com as suas filiais na Tunísia, no Egipto e na Líbia, que se mostraram dispostas a abandonar os slogans do passado em relação a Israel. As suas políticas económicas também eram congruentes com as agências de crédito ocidentais. Mas Morsi subestimou os impulsos antidemocráticos das tiranias árabes e também assumiu que os governos ocidentais não aceitariam a derrubada de um presidente eleito democraticamente.

Cortejo fúnebre de Nasser ao longo da Corniche no Cairo, outubro de 1970. (Al Akhbar, domínio público)

A era de Morsi no Egito foi interessante; diz-se que ele foi o primeiro presidente democraticamente eleito do Egito. Mas quem pode questionar que Gamal Abdul-Nasser (que governou de 1952 a 1970) foi o líder árabe mais popular desde Saladino, cativando os corações e mentes dos egípcios pelo menos desde 1956 até à sua morte? Os egípcios continuaram a ser leais a Nasser mesmo depois da derrota para Israel em 1967, e o seu funeral continua a ser o funeral árabe mais massivo da história (e um dos maiores de sempre a nível mundial). Houve eleições no Egipto sob Nasser e amplos sectores das classes sociais foram representados de uma forma que os parlamentos sob o capitalismo não o são. (Naser quebrou o monopólio das classes altas sobre a representação política).

As eleições no tempo de Nasser não foram realizadas no contexto de uma multiplicidade de partidos políticos, mas isso não levanta dúvidas sobre a legitimidade das sucessivas eleições de Nasser como presidente. Mesmo que a Irmandade fosse autorizada a apresentar os seus próprios candidatos durante as décadas de 1950 e 1960, não teria qualquer hipótese naquela era secular.

A eleição de Morsi ocorreu num contexto diferente. Houve uma multiplicidade de partidos políticos, mas as eleições não foram totalmente livres (assumindo que é possível ter eleições livres por si só, especialmente nos países em desenvolvimento onde o dinheiro estrangeiro e as embaixadas estrangeiras desempenham um papel importante na influência e determinação dos resultados). O aparelho estatal interveio claramente para apoiar a candidatura de Ahmad Shafiq contra Morsi, e os governos do Golfo e do Ocidente muito provavelmente canalizaram dinheiro para a campanha de Shafiq, tal como o Qatar e a Turquia intervieram ao lado de Morsi, que provavelmente venceu com uma margem maior do que a anunciada pelo Estado.

O ano de Morsi foi um período interessante na história egípcia contemporânea. Foi de longe a era política mais livre, onde os partidos políticos e os meios de comunicação social floresceram e o Estado tolerou mais críticas contra o governante do que antes ou depois. Mas os jovens egípcios que participaram na revolta de 2011 sublinham o facto de que as liberdades sob Morsi não foram tanto uma dádiva do líder ao povo, mas o resultado da insistência nos seus direitos por parte das massas revolucionárias. Tinham acabado de conseguir derrubar o governo de 30 anos de Hosni Mubarak e não se iriam contentar com menos do que um ambiente político aberto.

Sisi: Enganou os liberais, os nasseristas e até alguns progressistas.    (foto do Kremlin).

Mas isso também não durou, e a ascensão de el-Sisi foi inteiramente um assunto concebido por governos estrangeiros e pelo aparelho de segurança do Estado. Seculares, liberais, nasseristas e até alguns progressistas foram cúmplices do golpe de 2013; ficaram alarmados com a retórica islâmica da Irmandade e alguns até se ressentiram da ascensão política dos egípcios mais pobres com uma inclinação islâmica. el-Sisi soube apelar a uma grande coligação e fingir que iria continuar a democratização do Egipto. Mas os sinais estavam na parede: o papel flagrante do regime saudita e dos EAU no seu golpe não foi disfarçado, e el-Sisi era parte integrante do aparelho de inteligência militar estatal egípcio, cujo objectivo é manter relações estreitas com o Estado de ocupação israelita e para esmagar a dissidência e a oposição internas.

O destino de Morsi foi selado quando ele decidiu coexistir com o mesmo conselho militar que existia na época de Mubarak. Ele poderia ter expurgado todos os altos escalões e substituído-os por novas pessoas que não estivessem contaminadas por ligações ao regime de Mubarak. Pior ainda, Morsi fez do chefe da inteligência militar egípcia – o homem responsável pela estreita cooperação de segurança israelo-egípcia – o seu ministro da defesa (que era o próprio el-Sisi). Morsi presumiu que o comando militar mudaria rapidamente a sua lealdade para a ordem democrática em vez do antigo regime tirânico.

Ainda não morto

É demasiado prematuro escrever o obituário da Irmandade Muçulmana. Ainda é uma força a ser reconhecida em muitos países árabes, e sempre que o povo tiver a oportunidade de se expressar nas urnas, a Irmandade estará representada. Mas está contaminado: na experiência da Tunísia e na breve experiência do Egipto sob Morsi, a Irmandade revelou-se bastante sem princípios, tanto na política externa como interna. Também se envolveu em combates armados na Líbia, na Síria e no Iémen.

Morsi foi ridicularizado e condenado impiedosamente por uma felicitação formal carta que o então presidente egípcio escreveu ao então presidente israelense Shimon Peres. A velha retórica da Irmandade sobre “Jihad contra Israel” foi rapidamente descartada para obter a aprovação dos EUA. A Irmandade tinha acordos semi-formais com o lobby israelita em Washington e com o falecido senador John McCain para provar as suas boas intenções se lhe fosse permitido chegar ao poder .

A morte de Morsi não criou tanto simpatia pela sua pessoa, mas sublinhou a cruel repressão sob el-Sisi. A sátira política floresceu sob Morsi e Bassem Yousef devia sua carreira a ele (Morsi era muito fácil de zombar). A Irmandade no Egito não terminou; eles voltarão e é improvável que seu retorno seja pacífico.

As'ad AbuKhalil é um professor libanês-americano de ciência política na California State University, Stanislaus. Ele é o autor do “Dicionário Histórico do Líbano” (1998), “Bin Laden, o Islã e a Nova Guerra da América contra o Terrorismo (2002) e “A Batalha pela Arábia Saudita” (2004). Ele twitta como @asadabukhalil

Se você valoriza este artigo original, considere fazendo uma doação ao Consortium News para que possamos trazer mais histórias como esta. 

45 comentários para “O ÁRABE IRRITADO: O primeiro presidente egípcio eleito? A Morte de Mohammad Morsi"

  1. SocráticoGadfly
    Julho 8, 2019 em 00: 31

    IMO Robert Fisk cobriu isso ainda melhor alguns dias antes.

  2. Ehab Talat
    Julho 5, 2019 em 10: 48

    Quando a revolução de 25 de Janeiro surge contra o regime de Mubarak.. Foi apoiada por cerca de 3 milhões de pessoas, mas a irmandade muçulmana não apareceu até descobrirem o colapso da polícia.. Eles começaram a reunir-se em 28 de Janeiro.. Depois a revolução a situação piorou, Mubarak renunciou e as eleições trouxeram Morsi para o poder. Depois de um ano no poder, 33 milhões de egípcios derrubaram Morsi, por causa da corrupção e da ineficiência.

  3. David G
    Julho 4, 2019 em 16: 13

    “…o líder árabe mais popular desde Saladino”

    Líder de árabes e de outros muçulmanos, Saladino era curdo.

    • alforjes
      Julho 7, 2019 em 18: 16

      David G, já lhe ocorreu que as classificações étnicas modernas eram um pouco mais flexíveis à medida que você recuava na história? Caramba, a Revolta Irlandesa de 1798 (na qual os britânicos, que estão sempre reclamando sobre o quão “violento” foi o reinado de terror de 9 meses na Revolução Francesa, mataram mais pessoas em 6 semanas do que antes, e isso também em um país com uma ordem de magnitude menor que a França) foi liderada por protestantes.

  4. Vera Gottlieb
    Julho 4, 2019 em 14: 55

    O Ocidente “democrático” é totalmente a favor de eleições realizadas democraticamente. O problema é quando o vencedor não agrada ao Ocidente. Mas hipócrita como o Ocidente é, continuamos a falar de direitos democráticos. Acho que esquecemos o que realmente significa “democracia”.

  5. Zenóbia van Dongen
    Julho 4, 2019 em 12: 04

    Se a Irmandade Muçulmana é tão democrática, como é que os seus principais apoiantes são a Turquia e o Qatar, as mesmas potências que criaram, financiaram, forneceram, protegeram e encorajaram o ISIS?
    O Presidente Morsi pediu ao Presidente Obama a libertação do falecido Xeque Cego, Omar Abdel Rahman, fundador do grupo terrorista islâmico Gamaat al Islamiyya, que cumpria pena de prisão perpétua por planear uma campanha terrorista de bombardeamento na cidade de Nova Iorque, no década de 1990.

  6. Hassan Helmi
    Julho 4, 2019 em 08: 41

    Sou tão egípcio e tenho 60 anos, não concordo com o que diz esse As`ad Abu Khalil !!!
    Primeiro, estou morando no Egito e todos viram como a irmandade muçulmana pulou e roubou a revolução, todos viram
    como eles mataram o povo egípcio na praça Tahrir e como os terroristas do Hamas esmagaram a fronteira egípcia e abriram prisões
    para libertar os criminosos e os membros da irmandade muçulmana.
    Em segundo lugar, este escritor disse que Morsi foi o primeiro presidente eleito democraticamente!!! Me pergunto como ?? este escritor estava morando no Egito
    durante as eleições ou ele apenas repete as mesmas palavras do Ardoggan turco como todas as redes sociais que trabalham contra o Egito ???
    O escritor não sabe que a multidão e a turba, especialmente o ignorante alto egípcio, que recebeu LE 200.00 em cada manifestação, ameaçaram o povo egípcio de queimar todo o Egito se Morsi falhasse nas eleições? o escritor não sabe
    que o General Shafik teve sucesso e mudou porque o Exército Egípcio evitou a irmandade que ameaçava ser uma guerra civil ??
    O escritor não sabe que a irmandade pagava LE. 200-300 /dia em Rabaa sit-in para cada pessoa com pensão completa com
    residência em tendas ?? o escritor não sabe que Robert Fisk visitou o protesto de Rabaa e confessou que todos os manifestantes estavam
    Armado ??
    Finalmente sou uma das testemunhas que viu todos os acontecimentos, posso dizer que o presidente SISI é o homem mais adequado para este momento!
    A maioria dos Egípcios Educados apoiam o presidente SISI enquanto se sentem e observam os seus passos para a Nova vida Egípcia civilizada…
    E se o escritor não consegue ver isso, então ele é cego ou um deles (irmandade muçulmana).

  7. Baz
    Julho 4, 2019 em 07: 39

    A marcha para a verdadeira Democracia.

    Durante anos, a Irmandade Muçulmana foi o foco da resistência aos ditadores e da interferência externa nos países árabes.
    Por esta razão, facções tradicionalmente mais moderadas têm cooperado com esta poderosa organização.

    A maioria dos que protestaram na Praça Tahrir, no Cairo, no início de 2012, eram, no entanto, cidadãos educados, jovens e de pensamento moderno, que procuravam uma democracia genuína.

    No entanto, a eleição abraçou todo o Egipto, portanto, com a população rural, o Egipto optou pelos heróis tradicionais – a Irmandade.

    Logo ficou claro para os educados de Tahrir que a “liberdade” conquistada por esta eleição também englobava todos os aspectos retrógrados do credo da Irmandade! Esta não foi a democracia pela qual protestaram, lutaram e arriscaram a vida!

    Foi assim que mais tarde, em novembro de 2012, Tahrir ecoou ao som de protesto mais uma vez!

    Mais de 100,000 mil pessoas saíram às ruas do Cairo para protestar contra um decreto do presidente egípcio, Mohamed Morsi, que lhe concedeu amplos poderes constitucionais.

    “Ditador” foi a palavra usada para descrever o novo estatuto de Morsi após este decreto, que concedeu ao presidente imunidade de revisão judicial, bem como protegeu uma controversa assembleia constitucional dominada pelo grupo ao qual está afiliado, a Irmandade Muçulmana.

    Vemos assim a dificuldade da transição da Ditadura Totalitária, da Tirania e da Autocracia para a Democracia, como é reconhecida no Ocidente!

    Reconhecemos também os esforços falsos do Ocidente “Democrata” para trazer a “Democracia” à Síria, apoiando uma guerra que matou milhares de cidadãos sírios, forçou um número igual a fugir do país e destruiu a infra-estrutura do país!

  8. Mohamed Wanas
    Julho 4, 2019 em 06: 55

    A doutrina da fraternidade muçulmana é o modelo para todos os terroristas islâmicos no mundo. Além disso, são uma organização exclusiva que considera os outros inferiores, mesmo que sejam muçulmanos. Juramento de lealdade à orientação da MB Org. é obrigatório para todos os associados. Se isso não é fascismo, o que é?
    Aconselho o escritor a ler o livro Sign Posts de Sayyad Qutb e reescrever seu artigo. É online e gratuito.
    Ninguém aprecia um regime militar, mas, se a alternativa for outro modelo teocrático iraniano, aiatolá, não, obrigado.

  9. TJ
    Julho 4, 2019 em 01: 54

    Morsi foi eleito democraticamente. Se ele fosse deposto, isso deveria ter sido feito por meios democráticos. O Egipto está agora sob um regime muito mais repressivo do que o anterior sob Mubarak. A verdade é que o Ocidente, especialmente no contexto do Egipto, considera muito mais fácil lidar com uma ditadura do que com uma democracia.

    • Mohamed Wanas
      Julho 4, 2019 em 06: 57

      Hitler foi eleito democraticamente!

      • Mohamed Abas
        Julho 4, 2019 em 08: 18

        Mas El-Sisi também é um ditador como Hitler

  10. Julho 4, 2019 em 00: 48

    Morsi NÃO foi eleito democraticamente. A Irmandade ameaçou atear fogo em todo o país se o seu candidato
    não ganhou. Todos os governadores egípcios desde Sadat estavam abertos a negociações de paz com Israel

    • Mohamed Abas
      Julho 4, 2019 em 08: 27

      Se o que você diz está correto, então quem o elegeu? Sua família?.seus amigos?. Acho que não… O que você diz é inacreditável. desculpe, mas moro no Egito e sei quem é eleito democraticamente

  11. Peter
    Julho 3, 2019 em 20: 48

    O óbvio assassinato de Morsi (assassinato de alta tecnologia) pelas mãos dos sauditas/anglo-sionistas é revelador. Logo após o assassinato de Khashoggi, somos testemunhas de perigosas maquinações desesperadas de uma inclinação claramente fascista. Os trolls fascistas nas seções de comentários também revelam uma campanha perigosa e ignorante de gerenciamento de percepção voltada para os perigosamente estúpidos. Esta é uma orquestração cuidadosa de um predador ferido, que teme pela contínua perda de influência no apoio popular. A propaganda é uma arma muito importante na sua luta pela sobrevivência. Todos deveríamos estar em alerta máximo. Os rumores do fascismo desagradável estão aumentando por toda parte.

  12. JohnDoe
    Julho 3, 2019 em 19: 42

    “Proibir a Irmandade no Golfo apenas os empurra para a clandestinidade.”
    Claro. Eles sabem disso. A ditadura mais bem sucedida é aquela que constrói a sua própria oposição. Tratá-los como terroristas, deixá-los aparecer como vítimas, concentrar a atenção neles é apenas uma forma de lhes proporcionar apoio popular suficiente para deixá-los assumir o poder quando o titular não puder mais manter o poder.
    Lembre-se que Morsi até pouco antes das eleições era desconhecido, ele não era um dos grandes líderes da Irmandade. Muita gente ficou surpreendida quando o seu nome foi apresentado para a presidência, mas, olhando para trás, podemos dizer que os líderes já sabiam que o seu governo teria sido apenas uma preparação para a nova ordem que viria e escolheram alguém que era dispensável. .

    “A Irmandade no Egito não acabou; eles voltarão e seu retorno provavelmente será pacífico.”
    Como no jogo do policial bom e do policial mau, quando o policial mau falha, o policial bom intervém.

  13. Hany
    Julho 3, 2019 em 16: 06

    Não gosto do que você disse sobre o Egito e meu presidente, el Sisi. Estou orgulhoso de nossos militares egípcios e de nosso governo e pare com a besteira sobre meu país porque não é da sua conta. Também muitos e muitos projetos em andamento agora e também muitos já concluídos, por que vocês não mencionaram isso... Estou apoiando meu país para sempre e meu presidente e militares em meu coração, o que aconteceu... Homem egípcio aqui

    • Fahim Asif
      Julho 3, 2019 em 23: 12

      Você é ignorante e não tem consciência.. O Açougueiro do Egito é seu irmão ilegítimo cujo tio era israelense… E agora ele está fazendo trabalho sujo para Israel

    • Julho 3, 2019 em 23: 40

      Tanta desinformação aqui que é difícil abordar as posições assumidas pelo autor. Meu palpite é que esta peça é financiada pela IKWAN através de apoiadores do Catar. Tendo vivido no Egipto durante o fiasco de Morsi, é fácil compreender porque é que os egípcios saíram às ruas no maior protesto que alguma vez ocorreu naquele país para o expulsar. Sisi foi um General nomeado por Morsi, porém ao testemunhar a escolha entre representar os desejos da maioria dos egípcios ou apoiar a Irmandade, ele escolheu o seu povo. Desde então, a economia, a segurança e a esperança num futuro melhor melhoraram. A Irmandade Muçulmana, durante o seu curto reinado no Egipto, provou ser ignorante, inepta, brutal e corrupta. Exceto para os membros da MB que receberam propinas, honras e impunidade perante a lei (como mafiosos), o povo do Egito não deseja voltar àqueles dias sombrios

      • Julho 4, 2019 em 01: 00

        Obrigado por este testemunho honesto.

    • Julho 4, 2019 em 00: 57

      Você está certo e eu concordo com cada palavra que você disse. A Irmandade é contra o Islã. Desde o início, Hasan Al Banna fez política e usou o Islão como propaganda.

  14. Steven
    Julho 3, 2019 em 13: 45

    O Ocidente foi comprometido pelo Estado Profundo que pressiona pelo Caos para que possam então mover as suas forças mercenárias da ONU

  15. Tekyo Pantzov
    Julho 3, 2019 em 12: 16

    O seu raivoso árabe escreve: “O ano de Morsi foi um período interessante na história egípcia contemporânea”. Quão verdade. Na verdade, foi consideravelmente mais interessante do que deixa transparecer, uma vez que o Presidente Morsi nomeou como governador de Luxor Adel El-Khayat, que pertencia à Gamaat al Islamiyya, que tinha admitido a responsabilidade pelo massacre de turistas em 1997 no Templo de Hatshepsut. em Luxor, durante o qual várias turistas foram estripadas e escritos sagrados introduzidos nas suas cavidades abdominais.

    • Julho 3, 2019 em 23: 42

      Muito verdadeiro..
      A Irmandade = máfia

    • Julho 4, 2019 em 01: 03

      Muitos fatos são ignorados pelo redator do artigo. Isso é por ignorância ou por propósito?!!

  16. Julho 3, 2019 em 12: 10

    Artigo ridículo e distorcido, claramente fabricado por um súdito leal à irmandade muçulmana.
    Não vale a pena o esforço para comentar.

    • signor Rossi
      Julho 3, 2019 em 13: 28

      Você claramente não conhece o autor, caso contrário não vomitaria tal bobagem. Ou você só quer vomitar falsidades…

    • Asad Abukhalil
      Julho 3, 2019 em 16: 52

      Onde você conseguiu simpatia pela Irmandade quando eu apoio até mesmo a repressão de Nasser contra eles? Mas eu estava tentando, como esquerdista secular, ser justo em meu julgamento.

      • Julho 4, 2019 em 01: 09

        A única parte boa do seu artigo é sobre Naser. Fui contra Naser em algumas decisões, mas agora acredito que ele foi honesto, corajoso, nacionalista e o melhor governador egípcio de todos os tempos.

  17. Deniz
    Julho 3, 2019 em 12: 02

    Não tenho a certeza de onde é que a Irmandade Muçulmana tirou a noção de que a Turquia de Erdogan é uma utopia. A Turquia é uma democracia algo funcional, na qual existem algumas liberdades pessoais, apesar da influência da Irmandade Muçulmana, e não por causa dela.

    Estou satisfeito por Erdogan ter finalmente se livrado das CIAs na Turquia e usado o capital árabe para desenvolver as infra-estruturas do país, mas o país tem corrupção, clientelismo e polarização desenfreados. Os padrões educativos do país foram desgastados para promover a educação religiosa e a liberdade de imprensa está em ruínas.

    É lamentável o que aconteceu com Morsi, mas minimizar a ameaça das políticas da Irmandade Muçulmana ignora a realidade dos impactos prejudiciais de um governo islamizado.

    E do ponto de vista dos turcos seculares, esta é uma visão equilibrada de Erdogan em comparação com muitos dos meus compatriotas que ficaram furiosos na última década sempre que alguém mencionava o seu nome.

    • Asad Abukhalil
      Julho 3, 2019 em 16: 53

      A Turquia está longe de ser uma utopia, mas para as pessoas que vivem sob o domínio wahhabi saudita, parece-lhes melhor.

  18. Suleiman
    Julho 3, 2019 em 11: 08

    A Irmandade Muçulmana são apenas bons destruidores.
    Eles nunca tiveram uma agenda de reconstrução.

  19. Desmond Kahn,
    Julho 3, 2019 em 11: 07

    Dr. AbuKhalil, obrigado por escrever isto. Aprendi muito com isso. Esperava que comentasse a morte de Morsi e a afirmação de Erdogan de que foi assassinado.

  20. AnneR
    Julho 3, 2019 em 09: 50

    Obrigado, As'ad Abu Khalil, por este artigo esclarecedor, fornecendo alguns antecedentes muito necessários, de Nasser a Morsi, para esta pessoa.

    Entre os pontos que levanta, o seguinte chamou-me a atenção porque é quase sempre ignorado pelos HSH burgueses no mundo ocidental e não apenas em relação ao Egipto (ou outros países do Norte de África/Médio Oriente), mas também no que diz respeito para outras partes do mundo: “Seculares, liberais, nasseristas e até alguns progressistas foram cúmplices do golpe de 2013; eles ficaram alarmados com a retórica islâmica da Irmandade e *alguns até se ressentiram da ascensão política dos egípcios mais pobres com uma tendência islâmica*.”

    Eu sugeriria que, tal como nos países ocidentais (sendo o aspecto religioso – fora das costas dos EUA – muito menos significativo) os “liberais…progressistas” tendem a ser burgueses em termos de rendimentos e perspectivas e em geral, embora nem sempre em particular, desdenhosos de as opiniões, especialmente as opiniões políticas, das classes trabalhadoras e dos pobres. São aqueles que *não* beneficiam de todo das políticas neoliberais, ditas progressistas (que raramente parecem incluir a igualdade de rendimentos), das políticas corporativas-capitalistas e das mudanças sociais. Estas pessoas – nos degraus mais baixos da escala, ou mesmo em qualquer escala – são vistas pela burguesia (petite a haute) como ignorantes, estúpidas, demasiado burras para conhecerem os seus próprios interesses e, talvez tão importante, uma força potencial para uma reestruturação socioeconómica genuína de forma a beneficiar *todos* e não apenas os mais instruídos e em situação confortável. Assim, imagino que para a burguesia – que pode escapar às restrições de uma ditadura militar e/ou beneficiar dela – é melhor um el-Sisi do que um Morsi.

    Vemos/ouvimos coisas semelhantes nos meios de comunicação social ocidentais e, presumivelmente, entre as burguesias ocidentais sobre os acontecimentos no país e no estrangeiro: os motins/manifestações em Hong Kong são elogiados pela postura “pró-democracia, anti-China” dos seus participantes, sem qualquer nuance, sem uma explicação completa dessa lei de “extradição” – que surgiu porque Taiwan queria um homem que tinha fugido para HK, mas ele não pôde ser extraditado porque não existia tal acordo em vigor. Toda a crítica foi dirigida à China e os principais participantes da manifestação que foram entrevistados apenas ajudaram a alimentar isso ao evitarem deliberadamente contar toda a verdade sobre o tratado de extradição e os seus antecedentes.

    Em relação aos Coletes Amarelos – não ouvimos falar dos seus protestos semanais regulares (nem dos ferimentos graves causados ​​aos manifestantes que a polícia de choque francesa causou), a menos que se possa apontar o dedo a alguns que provocam danos. Os protestos das pessoas comuns contra as dificuldades neoliberais não são dignos de nota, significativos, deveriam ser descartados, porque porque é que a burguesia teria de se sentir um pouco perturbada enquanto bebe o seu café expresso duplo enquanto desfruta do seu pequeno-almoço?

    Em nenhuma destas situações – nem em quaisquer outras semelhantes – (incluindo, eu diria, o apoio à Irmandade Muçulmana e a Morsi por parte dos níveis mais pobres da sociedade egípcia – e *porquê*), ouvimos as pessoas mais pobres de um determinado país e como elas ver, por exemplo, as manifestações/motins em HK, as marchas de protesto do GJ (e *nunca* ouvimos falar dos palestinos em Gaza ou na Cisjordânia, aqueles que são alvo da brutal limpeza étnica israelita).

    Sei que me desviei um pouco do assunto, mas essa frase do seu artigo, na minha opinião, não só revela muito sobre a situação política do Egipto, mas também sobre a realidade em praticamente outros lugares *e* cujos pontos de vista recebemos dos HSH.

    Muito Obrigado.

    • Deniz
      Julho 3, 2019 em 12: 20

      A Irmandade defende alguns dos interesses dos pobres, mas fá-lo sob a expectativa de fidelidade absoluta ao seu feudo, que está repleto de corrupção. Tive a oportunidade de me misturar com altos burocratas do governo na Turquia sob Erdogan e eles tinham medo de pronunciar mal uma palavra que sabiam que significaria o fim da sua carreira.

      Independentemente da sua retórica, o objectivo final da Irmandade é criar uma teocracia autocrática. Portanto, você também pode esquecer qualquer noção de que uma filha tenha vontade própria e crie uma carreira para si mesma, porque seu único propósito na vida será apoiar a ideologia coletiva estabelecida para ela na Arábia do século VI.

      • AnneR
        Julho 3, 2019 em 15: 01

        Deniz – obrigado pelo seu comentário.

        Você poderia, por favor, apontar para um governo, uma burocracia, que não é corrupta, na verdade, está envolvida até os olhos?

        E dada a forma como Assange, Manning e muitos outros nos últimos anos (e outros em anos anteriores) foram tratados por denúncias de irregularidades, por revelarem os crimes de guerra cometidos pelos EUA (neste caso) e assim por diante, o objectivo é garantir que os funcionários públicos e os funcionários têm demasiado medo de falar – como é que isso é tão diferente da situação na Turquia? Ou em outro lugar?

        E se a maioria da população de um país quiser viver numa teocracia, não seria esse o seu direito? Sim, de facto haveria uma minoria considerável (normalmente com maior nível de instrução e melhor situação) que detestaria e detestaria a vida sob tal governo – mas se essa escolha (como no caso de Morsi) for o resultado de uma eleição democrática, é preciso viver com a realidade. É nisso que se baseia mais ou menos a democracia de estilo ocidental: políticas eleitorais que decidem qual o sabor político do partido no poder/presidente/primeiro-ministro/o que quer que seja. Não é apenas um jogo para a burguesia.

        Quanto às mulheres do “6º C” sob o Islão primitivo – acontece que elas tinham mais posição do que as mulheres sob a Cristandade na Europa e mais do que as mulheres sob o Judaísmo primitivo. Certamente quando se tratava de herança.

        Demorou centenas de anos – só na primeira metade do século XX – para que as mulheres ocidentais chegassem perto da paridade com os homens ocidentais. E isso com suas supostas sociedades superiores.

        • geezer velho
          Julho 3, 2019 em 17: 23

          você percorreu um longo caminho, querido. pronto para voltar ao século VII?

          você pode dizer MGF? claro, eu sabia que você poderia.

        • Deniz
          Julho 3, 2019 em 17: 52

          A situação é diferente porque a sociedade ocidental é controlada através de propaganda mediática sofisticada, enquanto as sociedades da IM são controladas através da coerção. Por exemplo, o que acontece com Assange não acontece com você. Você pode ser um professor universitário e criticar Trump o quanto quiser, até mesmo sugerir que circunstâncias infelizes recaiam sobre ele e absolutamente nada acontecerá com você; o mesmo não pode ser dito se você estivesse em uma sociedade MB. O mais próximo desse tipo de mundo surgiu logo após o 9 de Setembro e o maníaco Cheney/Bush teve o controle total da sociedade, foi um período de tempo muito breve e certamente não é o que acontece hoje. Se isto ainda não está claro, imagine Kamala Harris eviscerando publicamente um fantoche de Erdogan.

          Claro, em relação à Europa do século VI, o Islão era iluminado; em relação à Europa/EUA do século XXI, nem tanto. E sério, você está brincando? Há tantas mulheres extremamente poderosas e bem remuneradas nos locais de trabalho modernos, na advocacia, na medicina, na política, nos negócios, e os melhores empregos são frequentemente ocupados por mulheres altamente bem-sucedidas. Francamente, a emancipação das mulheres do nível C para a sala de reuniões, ou para a presidência, é um problema de primeiro mundo que não me mantém acordada à noite. Enquanto isso, Erdogan diz às mulheres que o propósito de suas vidas é criar 6 filhos cada.

        • michael
          Julho 4, 2019 em 06: 56

          “Você pode ser um professor universitário e criticar Trump o quanto quiser, até mesmo sugerir que circunstâncias infelizes recaiam sobre ele e absolutamente nada acontecerá com você.” É verdade que qualquer pessoa no sistema universitário dos EUA pode criticar Trump, mas os professores americanos não podiam criticar livremente os Obama (racismo), Hillary (misoginia) ou Israel (anti-semitismo).
          Basta olhar para a ditadura do esquadrão da morte restabelecida nas Honduras em 2009 (uma importante fonte das nossas crises de estrangeiros ilegais), para o governo NAZI estabelecido na Ucrânia (para provocar a Rússia), bem como para o derrube de qualquer país (independentemente das eleições) que enfrenta os EUA (ou Israel ou a Arábia Saudita) para perceber que as nossas políticas externas não estão ligadas aos débeis chavões vomitados pela nossa CIA/Departamento de Estado para consumo público.

        • Deniz
          Julho 4, 2019 em 10: 40

          Há toda uma indústria na mídia da direita alternativa que ganha a vida criticando Obama e Clinton, mas concordo com você em relação a Israel.

          Em termos de política externa, ninguém é pior que os EUA, mas os meus comentários referem-se à governação interna.

    • Julho 3, 2019 em 23: 52

      Você gosta da palavra burguesia..
      Também complicando algo que é simples

      A Irmandade Muçulmana opera nos mesmos moldes da máfia. Se você é um “seguidor” leal, você se beneficia. as consequências. Até a morte (e além, pois eles reivindicam uma participação em quaisquer propriedades após a morte) ou são donos de seus membros. O seu interesse restringe-se ao seu poder e ao seu expansionismo, sejam quais forem os meios.

  21. Julho 3, 2019 em 06: 34

    Uau! Para um professor, você é tão ignorante quando se trata do Egito. Morsi foi a pior coisa que aconteceu na história deste país. Os MB são o bando de idiotas mais idiotas que já existiu. Nada do que você disse sobre eles é exato. Ah, e eles NÃO vão voltar. Confie em mim.

    • geezer velho
      Julho 3, 2019 em 17: 37

      Pelo que me lembro, Morsi era engenheiro metalúrgico PhD da Universidade do Sul da Califórnia.

      se meus dedos não se arrastassem tanto, talvez eu pudesse fazer um comentário coerente. talvez se eu tentasse muito poderia fazer uma frase com a palavra justapor.

    • Fahim Asif
      Julho 3, 2019 em 23: 39

      Eu acredito que você é o mais burro..

    • Julho 4, 2019 em 01: 22

      Eles já estão mortos. Como pode alguém afirmar que Al Sissy tomou o poder através de um golpe! E os milhões que saíram às ruas em todas as províncias no dia 30 de junho para apoiá-lo e depois elegê-lo?! O ex-presidente Carter relatou

Comentários estão fechados.