O que Mike Gravel quis dizer

ações

O que aprendi com Mike Gravel são lições ignoradas, e até ridicularizadas, pelo sistema, escreve Joe Lauria.

Lobby do Waldorf Astoria em Nova York. (Alan Light/Wikimedia Commons)

By Joe Lauria
Especial para notícias do consórcio

I Conheci o senador Mike Gravel no saguão do hotel Waldorf Astoria em Nova York no início de 2006, depois que um amigo em comum me disse que Gravel estava pensando em concorrer à presidência. 

Nosso café da manhã Waldorf durou quatro horas. Fiquei surpreso com a existência de tal político americano. Ele parecia não ter a auto-importância esperada. O mais incrível é que concordei com ele em todos os pontos da política pública – externa e interna. Tendo sido repórter por décadas – fui correspondente do The Boston Globe na época – eu havia superado o cinismo do cidadão comum em relação às pessoas no governo.   

Mas aqui estava um antigo senador dos Estados Unidos a questionar os mitos mais fundamentais e aparentemente inabaláveis ​​que sustentam um status quo brutal. O mito central, que afecta a política externa e interna, é que o comportamento dos EUA no estrangeiro é motivado por uma necessidade altruísta de difundir a democracia e que a sua vasta máquina militar é de natureza defensiva. Se os americanos estivessem convencidos de que o oposto é verdadeiro, o edifício de mentiras que sustenta um castelo de cartas imperial poderia ruir.

Aqui estava alguém do coração do sistema prometendo miná-lo ao declarar – eventualmente num palco de debate com Hillary Clinton, Barack Obama e Joe Biden – que os motivos dos americanos no estrangeiro são avarentos e agressivos, a sua ofensiva militar, e a sua consequência morte e destruição, não democracia. 

É suicídio para um político dizer aos eleitores americanos que os motivos da América são impuros, que eles não são os “mocinhos” do mundo e que o dinheiro que deveria ser gasto com eles em casa é desperdiçado destruindo vidas inocentes no estrangeiro.   

Mas é isso que Gravel estava preparado para fazer. Ele me contou sobre seu plano de concorrer à presidência. Ele sabia que não tinha hipóteses, mas foi convencido por outros a aproveitar a corrida para promover a democracia directa e para acabar com as fraudes.

Gravel no anúncio de sua candidatura à presidência, abril de 2006. (Campanha Cascalho 2008)

Concordei em cobrir a sua campanha para destacar as questões cruciais que ele estava levantando e que a corrente principal iria denegrir ou ignorar. Eu estava no National Press Club, em Washington, quando ele declarou, em Abril de 2006, dois anos e meio antes das eleições, e contou a história para o Relatório Drudge. Em seu discurso de anúncio, Gravel defendeu a democracia direta. Ele disse: 

“O nosso país precisa de uma renovação – renovação não apenas de políticas específicas, ou de pessoas específicas, mas da própria democracia…. O governo representativo está atolado numa cultura de mentiras e corrupção. A influência corruptora do dinheiro criou uma classe de políticos profissionais que arrecadam enormes somas para manter o seu poder. Estes políticos legislam mais tarde no interesse das empresas e dos grupos de interesse que investem o dinheiro.

Serão os políticos de hoje mais corruptos do que os de antigamente? Eu não acho. A maioria dos homens e mulheres ingressam no serviço público e começam com uma atitude e uma preocupação pelo bem público. É o poder que detêm que os corrompe. Expulsar os patifes – democratas ou republicanos, ou qualquer partido pode nos fazer sentir um pouco melhor, pode nos dar alguma terapia, mas reembaralhar o baralho não fará nenhuma diferença….

Equipar os americanos com ferramentas legislativas deliberativas irá libertar a criatividade cívica para além da imaginação. Uma parceria entre cidadãos-criadores legisladores e os seus legisladores eleitos tornará, de facto, um governo representativo… mais receptivo às necessidades das pessoas.”

Quando um repórter da AP lhe perguntou o que impediria o povo de levar a nação à falência em seu interesse próprio, Gravel disse-lhe que no recorde de 100 anos de iniciativas estatais isso nunca tinha acontecido e a razão foi porque era o dinheiro do povo . Mike acreditava firmemente que se os americanos pudessem votar na política nacional, as tropas da altura voltariam do Iraque e só votariam para enviar os seus filhos e filhas para morrer se os EUA fossem atacados em casa.

Em seguida, vi Gravel num jantar em junho daquele ano, comemorando o 35º aniversário de sua leitura dos Documentos do Pentágono no Congresso. O jantar foi realizado no Mayflower Hotel em Washington, onde Gravel, em junho de 1971, obteve uma cópia dos Documentos indiretamente do denunciante Dan Ellsberg, que estava no jantar, discordando sobre pequenos detalhes de como tudo aconteceu. 

Na trilha

O Capitólio do Estado de Iowa. (Iqkotze/Wikimedia Commons)

Logo me vi na campanha com Mike, subindo os degraus da capital do estado em Des Moines, dirigindo em meio a uma nevasca no Lago Tahoe depois de cobrir o primeiro evento conjunto com os outros candidatos democratas e depois sentado logo atrás de Michelle Obama e para a direita da irmã do senador Christopher Dodd no primeiro debate presidencial democrata em Orangeburg, Carolina do Sul, em 26 de abril de 2007.

Gravel foi provavelmente o candidato mais comentado depois desse debate pelas coisas que ousou dizer, como a guerra no Iraque “que foi perdida no dia em que George Bush invadiu numa base fraudulenta”. 

Gravel disse que alguns dos outros candidatos o “assustaram”. “Quando há candidatos da linha principal que se voltam e dizem que não há nada fora de questão em relação ao Irão, isso é um código para o uso de armas nucleares. Se eu for presidente dos Estados Unidos não haverá guerras preventivas com dispositivos nucleares. É imoral e tem sido imoral nos últimos 50 anos como parte da política externa americana.”

Os outros candidatos riram e zombaram dele. “Não estou planejando destruir ninguém, Mike”, disse Obama. Posteriormente, num talk show, quando perguntaram a Obama quão difícil é fazer campanha, ele disse que era muito difícil quando você tinha que acordar em uma manhã fria em Iowa e ouvir Mike Gravel.

Quando o moderador do debate, Brian Williams, perguntou a Gravel quem exatamente o assustava, Mike disse:

“Os de primeira linha. Oh Joe [Biden], vou incluir você também. Você também tem uma certa arrogância. Você quer dizer aos iraquianos como governar o seu país. Devo dizer que deveríamos simplesmente sair. É o país deles. Eles estão nos pedindo para sair e nós insistimos em ficar lá.

Você ouve que os soldados terão morrido em vão. Todas as mortes do Vietname foram em vão e estão a morrer neste preciso segundo. Você sabe o que é pior do que um soldado morrendo em vão? Mais soldados morrendo em vão. Isso é o que é pior.”

Mais tarde, Williams perguntou-lhe: “Além do Iraque, liste os outros inimigos importantes dos Estados Unidos”.

“Não temos inimigos importantes”, disse Gravel.

“O que precisamos fazer é lidar com o resto do mundo como iguais. Nós não fazemos isso. Gastamos mais como nação em defesa do que todo o resto do mundo junto. De quem temos medo? De quem você tem medo de Brian? Eu não sou.

“O Iraque nunca foi uma ameaça para nós. Nós os invadimos. Quero dizer, é inacreditável. O complexo militar-industrial não apenas controla o nosso governo a todo vapor”, e aqui ele olhou para os outros candidatos, todos no governo na época, “mas eles controlam a nossa cultura”.

Isso cristalizou tudo para mim. Como qualquer outro americano, cresci sob a influência de uma propaganda pesada que retratava os EUA como vítima da agressão de outras nações, em vez de ser o seu perpetrador. Foi uma das muitas coisas que aprendi com Mike Gravel e que outros também se beneficiariam com o aprendizado. 

Quando o debate terminou, juntei-me a Mike no palco. Todos os candidatos e suas esposas se cumprimentaram. Mike disse que não tinha tempo para isso, então fomos para a sala verde. A caminho Eu disse a ele que ainda não tinha descoberto Obama. Mas Mike me disse: “Ele é uma fraude”. Acontece que ele também estava certo sobre isso. 

Growing Up

Em algum momento da campanha decidimos fazer um livro juntos. Passei horas entrevistando Mike e pesquisando sua história no Senado. Viajei para o Alasca e conheci seus aliados e inimigos. Fui à Filadélfia para ver a irmã dele. Depois viajamos juntos de carro até Quebec para conhecer a cidade de onde seu pai veio e visitar seus parentes lá.

No caminho paramos em New Haven, Connecticut, para comer alguma coisa. Vários estudantes de Yale o reconheceram e se aglomeraram em volta da mesa. Embora estivéssemos atrasados, ele passou cerca de duas horas encantando-os.

Ao escrever o livro, aprendi sobre Mike crescendo em Springfield, Massachusetts, na época da Depressão, trabalhando no negócio de tintas de seu pai, o que lhe deu uma apreciação pelos trabalhadores e sua fé de que as pessoas comuns podem administrar os assuntos das nações.

Foi durante o tempo de Gravel como oficial de contra-espionagem do Exército na Alemanha, durante a década de 1950, que sua desconfiança nas agências de inteligência ao longo da vida foi gerada. Seu trabalho era ouvir as conversas de outras pessoas, um trabalho que ele desprezava. Como falava apenas francês em casa quando criança, foi enviado para França para se infiltrar em comícios comunistas, onde passou despercebido, desde que o seu sotaque quebequense não fosse descoberto.

Quando voltou da Europa, Gravel dirigiu um táxi em Nova York enquanto estudava economia na Columbia. Ele mantinha um pé de cabra debaixo do assento e certa vez perseguiu um suposto ladrão com ele em um cruzamento de Manhattan.

Tendo decidido seguir carreira na política, Gravel partiu para o Alasca, então ainda um território, onde achava que tinha uma chance. Ele chegou ao Alasca em 26 de agosto de 1956, dia em que nasci. Ele primeiro trabalhou em uma ferrovia tirando alces dos trilhos.

Quando foi eleito para a Câmara dos Representantes do Estado, interessou-se pelas comunidades indígenas em áreas remotas e foi fundamental na criação de escolas secundárias para elas e, quando esteve no Senado dos EUA, ajudou a resolver as suas antigas reivindicações de terras. 

Mesmo antes de ser empossado no Senado, ele mostrou que era dono de si, enfrentando Ted Kennedy, que queria torná-lo parte da camarilha de Kennedy. Foi no Senado durante a Guerra Fria que Gravel deixou sua marca como antimilitarista. Depois de viajar para uma zona de guerra no Vietnã, ele patrocinou uma legislação para desfinanciar a guerra e, em seguida, para normalizar as relações com a China antes que a viagem secreta de Henry Kissinger a Pequim estabelecesse a abertura de Richard Nixon e Gravel completasse sendo o único senador a retirar os Documentos do Pentágono de Ellsberg e os registrou em uma tentativa de acabar com a guerra.

Uma odisséia política

Também descobri que Mike era um político astuto. No livro ele admite ter mentido em diversas ocasiões, inclusive que apoiou a Guerra do Vietnã, quando na verdade se opôs, para ser eleito para o Senado.

Essa astúcia foi bem aproveitada quando Mike travou diversas batalhas com a editora em meu nome. Mas ele não gostou do meu título e o editor me repreendeu por ousar sugerir a capa à direita que foi rejeitada.

Enquanto eu estava no Alasca, Mike latiu para mim ao telefone que o título seria Uma Odisseia Política. Adicionei a legenda: A ascensão do militarismo americano e a luta de um homem para detê-lo.

Na semana em que Mike morreu Notícias do Consórcio coincidentemente tem publicado trechos do livro sobre a leitura de Gravel dos Documentos do Pentágono no Congresso, o que aconteceu há 50 anos até o dia desta terça-feira.

Pessoas próximas a mim me disseram que eu estava chegando muito perto do assunto sobre o qual estava escrevendo, o que foi complicado pelo fato de o livro estar na voz de Gravel e ter seu nome nele.

Depois que o livro foi lançado, quando estávamos entrevistado por Leonard Lopate em seu programa de rádio WNYC, Lopate me perguntou diretamente no ar como eu poderia ser um jornalista objetivo em um livro como este.

Minha resposta foi que desafiei Gravel sobre muitas coisas que ele me contou e verifiquei os fatos principais de sua história, além de fazer muitas pesquisas originais. A verdade é que concordei com Gravel em quase todas as políticas e não tive nenhum conflito ao escrever sobre isso, ao contrário de meu trabalho para a grande mídia corporativa.

Até o fim

Gravel permaneceu ativo em questões que lhe interessavam até o fim. Poucos dias antes de morrer, ele reclamava dos males das agências de inteligência dos EUA. Ele foi ridicularizado quando, há alguns anos, disse numa conferência que o governo havia suprimido informações sobre OVNIs. Na semana passada, o Pentágono divulgou um relatório sobre centenas de avistamentos de OVNIs.

Gravel desempenhou um papel fundamental na divulgação do capítulo confidencial de 28 páginas do estudo da Comissão Conjunta do Congresso sobre o 2002 de Setembro de 9, que destacou o envolvimento de autoridades sauditas. Ele se reuniu com senadores e congressistas em exercício em 11 para pressioná-los de que eles tinham o direito de divulgar qualquer informação que quisessem com base na cláusula de Discurso e Debate da constituição e no precedente que Gravel estabeleceu ao divulgar os Documentos do Pentágono e fazer com que a Suprema Corte confirmasse que certo.

O deputado Steven Lynch, um dos líderes da luta junto com o falecido deputado Walter Jones, levantou o precedente do Gravel em uma coletiva de imprensa no Capitólio, essencialmente dizendo aos repórteres que o grupo de deputados poderia “puxar um Gravel” e tornar o conteúdo conhecido ao público sem medo de ser processado. Isso ajudou Obama a divulgar as páginas críticas.  

Mantive contato com Mike desde a campanha e ele sempre me apoiou. Eu escrevi o prefácio do seu último livro, O fracasso do governo representativo e a solução: uma legislatura do povo. Quando me tornei editor deste site, Mike concordou em fazer parte do conselho de administração. Ele também se tornou um grande apoiante de Julian Assange e do trabalho que fizemos na cobertura da sua provação de extradição.

O caso Pentagon Papers de Mike, no qual Gravel processou Nixon e chegou à Suprema Corte, tratou de questões idênticas. Gravel, seu assessor e a Beacon Press, que publicou a edição Senator Gravel dos Papers, enfrentaram processos sob a Lei de Espionagem por publicar segredos do governo. Ao contrário de Assange, Gravel escapou da acusação.

Na época do episódio dos Pentagon Papers The New York Times rasgou cascalho em um artigo intitulado “Senador impetuoso.” Uma foto de Gravel apareceu lendo os Papers, com a legenda “Um pacote de contradições”.

A história, de Warren Weaver Jr., começava: “O mais recente esporte indoor no Capitólio é tentar adivinhar o que levou Maurice Robert Gravel, um incorporador imobiliário do Alasca de 41 anos, a tentar ler uma parte do Os documentos do Pentágono tornaram-se públicos e, por fim, explodiram em lágrimas incontroláveis.”

A vezes depois, ridiculamente, especulou que, por ter nascido em 13 de maio de 1930, sob Touro, o signo do touro, Gravel era “inclinado a extremos e a ações impulsivas”. Ele era contraditório, o vezes disse, porque Gravel votou “com os liberais, mas contra os seus candidatos à liderança e contra os seus esforços para conter a obstrução. Ele ama o Senado, mas ofende os mais velhos. Ele é altamente consciente de sua imagem, mas se comporta de maneira que prejudica sua própria reputação.”

A vezes obituário Sunday on Gravel continuou de onde o jornal parou exatamente 50 anos atrás. Dizia que ele era “talvez mais conhecido como um descarado captador de atenção, num caso lendo os Documentos do Pentágono em voz alta numa audiência numa altura em que os jornais estavam proibidos de publicar”. Isso denegriu a leitura corajosa dos Documentos feita por Mike como “arrogância”.

Até o fim, o establishment odiou Mike Gravel. E Mike acolheu bem o ódio deles. Ele disse ao povo americano o que eles não queriam que ouvissem.

Joe Lauria é editor-chefe da Notícias do Consórcio e ex-correspondente da Tele Wall Street Journal, Boston GlobeSunday Times de Londres e vários outros jornais. Iniciou sua carreira profissional como stringer de The New York Times.  Ele pode ser contatado em [email protegido] e segui no Twitter @unjoe .

 

37 comentários para “O que Mike Gravel quis dizer"

  1. Julho 1, 2021 em 16: 20

    “Por que não podemos ter políticos mais decentes como Mike Gravel?”

    Conseguir políticos mais decentes é a questão mais desafiadora que enfrentamos hoje. As respostas, apresentadas de muitas formas durante séculos em
    A América raramente consegue qualquer impulso e talvez as imperfeições dos nossos candidatos sejam partilhadas por todos nós. Todos sabemos que nem tudo está perdido, testemunham as muitas alterações à nossa Constituição. Uma coisa que nos poderia ajudar hoje seria o ressurgimento do jornalista que faz denúncias na viragem do século XX, sendo o desafio encontrar fóruns (palavra?) para se envolver em tais práticas. E outra barreira é o curto período de atenção de todos nós.

  2. Junho 30, 2021 em 08: 23

    Comecei meu primeiro ano na Universidade do Colorado, Boulder, em 1963, aos 17 anos; o ano do assassinato de JFK, a escalada de LBJ na Guerra do Vietnã, o lançamento das primeiras gravações de Beatles, Rolling Stones e Bob Dylan. O nascimento do movimento de resistência começou quando os estudantes podiam dar-se ao luxo de ser idealistas. Minha mensalidade como estudante em tempo integral foi de US $ 245, custo total do semestre de US $ 1,400 para o ano, hospedagem e alimentação, livros, entretenimento e alguns materiais de escalada. Como estudante do terceiro ano e trabalhando na fazenda de gado da família, eu costumava usar pólvora Dupont para limpar represas de castores. Armazenei algumas caixas para bloquear trens de armas em Byers Canyon até que fui levado a uma epifania de pacifismo por meus novos amigos Quaker. Alguns estudantes recusaram-se antecipadamente a cooperar de qualquer forma e conseguiram cumpri-lo. Outros resistores inflexivelmente declarados falharam gradualmente nos testes à medida que avançavam através de exames físicos de pré-indução, indução, implantação e, finalmente, mortes por fragmentação como segundos-tenentes. Um amigo, o artista Ron Fundingsland, deu um tiro no pé antes do exame físico e foi chamado novamente após a recuperação; deu um segundo tiro em si mesmo antes que o conselho de recrutamento decidisse que ele era mais um problema do que um trunfo para o Novo Exército de Ação. Exploramos coletivamente e encontramos nossas próprias maneiras de resistir; aprendeu de forma independente esta chave para ser rejeitado pelas operações de genocídio. Revele que você dá mais problemas como sarcoma do que valor como grunhido. Conhecíamos os Documentos do Pentágono antes de Ellsburg. Então, Mike Gravel, para nossa vanguarda, era uma visão bem-vinda para olhos cansados; o primeiro político que se juntou a nós. Esta nota deve explicar por que Mike era modesto e não presunçoso. Já havíamos trazido a guerra para casa e o encorajamos a expressar seu impecável senso de propriedade. Obrigado por repassar os excelentes momentos do senador Mike Gravel e seus atestados de amizade e apoio.

  3. Adam Gorelick
    Junho 30, 2021 em 02: 46

    Mike Gravel foi honesto, compassivo e falou a verdade apaixonada e pura num ambiente de Washington e da mídia que só se tornou mais hostil e desdenhoso a tais qualidades. Um crente na democracia representativa numa democracia pós-representativa – que guache. O contraste entre Gravel e carreiristas neoliberais sem alma – como exemplificado por Obama, Clinton e Biden – contribui para uma visão verdadeiramente bizarra. Muito do que tornou este homem tão admirável e as suas propostas políticas tão importantes é necessário e desejado pela maioria dos americanos. Agora mais do que nunca.

  4. Junho 29, 2021 em 15: 10

    “Quando o debate acabou, juntei-me a Mike no palco. Todos os candidatos e suas esposas se cumprimentaram. Mike disse que não tinha tempo para isso, então fomos para a sala verde. No caminho eu disse a ele que ainda não tinha descoberto Obama. Mas Mike me disse: “Ele é uma fraude”. Acontece que ele também estava certo sobre isso. ”

    Compartilho a opinião dele e a sua.

    O comentário de que não temos inimigos, de que podemos trabalhar com o que é descrito como inimigo, é uma afirmação bastante profunda e pouco ortodoxa. Certamente isso é verdade no caso da Rússia sob Putin, que muitas vezes se ofereceu para sentar e conversar. Acredito que Trump estava disposto a fazer exatamente isso até ser emboscado pelo Russiagate. Na verdade, pode ter sido uma das razões pelas quais o Russiagate foi empreendido.

    Considero a observação do senador não como uma polinização, mas como uma tentativa de mudar a nossa mentalidade e o nosso rumo ao lidar com outras nações. Ao dizer isso, suspeito que a resistência dos poderosos o marginalizou.

    • Junho 30, 2021 em 08: 42

      Sou americano, mas moro no Extremo Oriente da Rússia, perto de Vladivostok. Você está bastante correto sobre Putin e o que chamo de russifobia. Estou escrevendo um artigo agora sobre as bases racistas por trás dessa disseminação do medo que colocou armas nucleares na mesa. Mas pare para pensar que durante estes tempos de bajulação do Príncipe Harry os EUA e a Rússia representam análogos. Estas são as nações que se revoltaram contra a Monarquia, rebeldes que falharam em estabelecer uma democracia duradoura. Quando Obama falou sobre um “reset” eu tive esperança. Depois, os globalistas, Hillary e Nuland, conseguiram o golpe na Ucrânia como mais um sucesso na desestabilização das democracias. Agora temos um Presidente que, com o seu filho Hunter, foi buscar gasolina em aeronaves com financiamento público. Tenho provas positivas de que foi um golpe estrangeiro que colocou os nacionalistas fascistas Bandera no poder com a ajuda da Mossad israelita. Agora você pode ver o artigo escrito pelo soldado das FDI que participou do treinamento dos Banderas em guerra urbana na U of Ottawa Global Research. Este é o meu olhar ictérico sobre a russifobia. Leia a Revolta Contra a Civilização, do eugenista Lothrup Stoddard, discurso de 1922 contra os subordinados eslavos, Untermensch, para entender que o Holocausto incluiu 33 milhões de mortos eslavos na Segunda Guerra Mundial.

  5. Carolyn L Zaremba
    Junho 29, 2021 em 13: 55

    Jamais esquecerei a leitura que Gravel fez dos Documentos do Pentágono. Foi heróico e a coisa certa a fazer.

  6. Junho 29, 2021 em 10: 01

    Na verdade, é extremamente raro que as pessoas observem uma pessoa como o falecido e grande senador Mike Gravel, - cujas ações enquanto vivia na Terra deixaram os outros com nada além dos mais positivos, amigáveis ​​e amorosos sentimentos de gratidão por conhecê-lo, ou saber de ele, antes – como todos experimentarão – da passagem inevitável para o mundo do espírito.

    Em algum lugar agora na Criação, as reuniões imensamente radiantes entre Mike Gravel e aquelas almas que ele conheceu e amou e que passaram antes dele consistem em um poder, alegria e beleza que não existem palavras para descrever.

    Devido aos seus pensamentos, palavras e ações altamente morais ao longo de 91 anos, as gerações futuras na Terra certamente experimentarão condições mais propícias à boa saúde, felicidade e bem-estar.

    Descanse na paz que excede todo o entendimento, Sr. Mike Gravel.

  7. Maria Lombardi
    Junho 28, 2021 em 15: 35

    Caro Joe
    As palavras não podem expressar o quanto admiro a sua coragem em procurar a verdade. Mike respeitou você por sua integridade. e lealdade.
    Nossa família perdeu um gigante. Perdi meu irmão mais velho que sempre esteve presente em minha vida.

  8. Junho 28, 2021 em 15: 12

    Gostaria de ver o conjunto de 5 volumes que você possui, autor deste artigo! Digo isso com bom humor. Eles assinaram cada volume – (retórica).
    ~
    Minha sogra também teve câncer de mieloma múltiplo (assumindo que eu entendi os fatos). Cara, isso é o pior. Isso desce seu corpo, uma parte de cada vez, e atinge você com tanta aflição que você nunca sabe se vem dele ou de outra coisa.
    ~
    Minha sogra, como costumava fazer, disse: dane-se e morreu imediatamente. Deus a abençoe por isso.
    ~
    Acho que a minha geração está subestimada no que diz respeito à determinação de alguns de nós em avançar. Penso que sempre haverá aqueles que não terão medo de falar a verdade ao poder e que por vezes poderão acabar na prisão ou levar uma bala na cabeça ou algum outro tipo de destino prejudicial inexplicável, mas sempre haverá outros que estão prontos para estar no lugar deles depois que o agressor tentar controlar todo o jogo de todos nós e de tudo mais. Este é literalmente o momento em que todos juntos decidimos enfrentar o agressor e deixá-lo saber – não seja tão século 20, seu tolo sem noção.
    ~
    A história é maravilhosa.
    A história dela é melhor.
    Nossa história é
    ainda por ser
    contou.
    ~
    Espero que o honorável senador Gravel, do Alasca, descanse em paz.

  9. Teresa Barzee
    Junho 28, 2021 em 14: 39

    Fantástico, Sr. Lauria! Ultimamente, tenho sentido que suas recentes peças fantásticas me devolveram um grande e confuso pedaço de história que sempre esteve faltando para mim. De uma forma incrivelmente clara e direta, o seu trabalho deu-lhe a importância e a perspectiva que tanto necessitamos. Especialmente agora. Precisamos de mais informações sobre o mesmo “holofote de integridade” para colocar o trabalho de Julian para nós – tudo ali também, agora mesmo. Obrigado gigantesco. Choramos pela perda desta maravilha dura e sorridente. E agradecemos mais trabalhos como este seu, Joe. As reportagens diretas e educativas maravilhosas que sempre foram necessárias! Que Ellsberg viva para ver Julian libertado e comemore com todos nós. Mike fez tanta coisa certa! Você também está, Joe, fazendo exatamente o que tornaria isso conhecido. Para o bem foi e é!

  10. Pular Edwards
    Junho 28, 2021 em 14: 37

    4,000,000 de vidas vietnamitas e cambojanas! Um número quase grande demais para ser compreendido. Mais de 58,000 vidas militares dos EUA perdidas. O horror dessas vidas perdidas pode ser sentido lendo o livro de coautoria do Ten General Howard G Moore e Joseph L Galloway, “We Were Soldiers Once….And Young”. Eu sou um veterano do Vietnã. Embora eu fosse um veterano relativamente “seguro” como piloto de um avião de transporte C-141 e baseado em Nova Jersey, em muitas ocasiões levei material para o Vietnã. Em diversas ocasiões, trouxe soldados feridos e acamados para hospitais no Texas e em Chicago. Também transportámos caixões contendo os que regressaram da zona de guerra e foram destinados ao enterro pelas suas famílias nas suas casas. Voar e sobrevoar a zona de guerra do Vietnã me deu uma sensação da realidade da guerra. Perder dois bons amigos naquela guerra trouxe esse sentimento para casa e me atingiu nas entranhas com um sentimento indescritível de perda.

  11. gene
    Junho 28, 2021 em 14: 34

    uma peça verdadeiramente maravilhosa… como alguém lutando para manter a cabeça acima do sunami da propaganda esmagadora da mente,

    obrigado notícias do consórcio…..

  12. Lois Gagnon
    Junho 28, 2021 em 14: 10

    Obrigado por esta justa homenagem a um grande homem. Ele elevou o padrão de integridade no governo, e é por isso que o establishment estava tão determinado a tentar derrubá-lo. As pessoas que não podem ser compradas são os inimigos mortais do Estado corporativo. Cabe a nós que apreciamos o legado de Mike levá-lo adiante e forçar seus detratores a engolir suas palavras.

    Descanse no poder Mike. Obrigado por ser um exemplo brilhante de como é falar a verdade ao poder.

  13. Junho 28, 2021 em 13: 51

    Obrigado Joe por um histórico essencial e fascinante, que todos deveriam ler. Precisamos de muito mais pessoas como o Senador Gravel se os países da OTAN quiserem unir-se ao resto do mundo em todos os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030. Objectivo 16 sobre a revisão da cultura institucional corrompida para que instituições saudáveis ​​possam promover justiça igual para todos , é um pré-requisito para permitir o internacionalismo progressista e a cooperação entre as populações para substituir o capital desregulamentado e controlado por oligarcas, motivado pelo lucro a curto prazo, como o nosso modelo político de governo.

    Mais vozes precisam de articular o facto de Julian Assange ser o defensor do #Principle7Nuremberg sobre o dever dos soldados de não serem cúmplices em manter escondidas as atrocidades militares. A causa do fim do direito dos governos de mentir impunemente – uma vez que o Wikileaks proporciona um local para os insiders divulgarem factos que refutam a dissimulação é um serviço vital, faz parte de um modelo de governação honesta. Será essencial se quisermos substituir a falsa governação auto-regulada SRO controlada pela indústria sobre a banca e o investimento. Seria uma surpresa para o cidadão comum que o Prémio Nobel da Economia de 2016 tenha sido atribuído pela criação de uma regulação criminal do sector bancário. hXXp://neweconomicperspectives.org/2017/02/2016-nobel-prizes-economics-go-pushed-criminogenic-policies.html

    Precisamos que todos os que acreditam que os governos não devem ter o direito de mentir impunemente se juntem à causa de fazer com que a regulação bancária signifique uma regulação autêntica: incluindo a adesão ao código penal. hXXps://viurrspace.ca/handle/10613/5098/browse?type=author&value=Lokanan%2C+Mark

  14. Mike Hastie
    Junho 28, 2021 em 13: 06

    Como médico do Exército no Vietnã e sobrevivente de uma das maiores mentiras da história mundial, gostaria de ter conhecido Mike Gravel. Não houve um dia durante a Guerra do Vietname em que o governo dos EUA não tenha cometido uma atrocidade no Vietname. Nem um dia! As corporações americanas não podem ganhar muito dinheiro durante a paz. GUERRA = Ricos são mais ricos! Mentir é a arma mais poderosa da guerra. Quando os políticos e os ricos começarem a enviar os seus filhos para a guerra, começarei a acreditar em causas nobres. Mike Gravel sabia de tudo isso, ele conhecia o monstro na sala. Serei eternamente grato pela sua presença...
    Mike Hastie
    Portland, Oregon

  15. alice slater
    Junho 28, 2021 em 10: 25

    Fui contratado pelo gabinete do senador Gravel para trabalhar como assistente de Chuck Fishman, que estava trabalhando em uma moção para a Suprema Corte para anular uma intimação que Nixon entregou ao assistente de Gravel para descobrir quem havia vazado os Documentos do Pentágono para Gravel. O caso foi ouvido na Suprema Corte e defendeu a negação da intimação de NIxon, com base na doutrina constitucional de separação de poderes, pelo senador Sam Ervin da Carolina do Norte, presidente do Comitê Judiciário do Senado.

    Ervin abriu seu argumento com um forte sotaque sulista, dizendo: “Ei, honras - enquanto eu estava andando até aqui hoje, vi seus lindos gramados verdes e olhei para o outro lado da rua, para nossos terrenos ondulados do Capitólio, e eu respeitosamente pergunto a vocês. ah, é uma honra ficar longe da grama! Os nove juízes graves, vestidos com túnicas pretas, caíram na gargalhada e Gravel venceu sua moção para não ser obrigado a revelar a fonte dos Documentos do Pentágono. Gravel agiu heroicamente, pois parecia na época que o NY Times foi impedido pelos tribunais de publicar os Documentos do Pentágono. E ele tem estado na linha da frente, juntamente com Daniel Ellsberg, que estava disposto a arriscar a prisão para revelar a horrível verdade sobre a Guerra do Vietname e os anos de mentira, por libertar Julian Assange, um jornalista que quer que os cidadãos americanos conheçam as mentiras e encobrimentos por parte dos poderes constituídos das agressões criminosas provocativas das Américas em todo o mundo.

    • Consortiumnews.com
      Junho 28, 2021 em 11: 06

      Alice, você quase roubou a nossa atenção, pois acabamos de publicar o próximo capítulo de nossa série sobre como Mike Gravel revelou os Documentos do Pentágono no Congresso e este trata da batalha da Suprema Corte, repleta de citações de Ervin.

      • Alice Slater
        Junho 28, 2021 em 14: 56

        Fiquei esperando que aparecesse, mas pensei que, como ele morreu, nunca seria publicado!! Que bom que você está escrevendo!!

        • Consortiumnews.com
          Junho 29, 2021 em 00: 39

          Estes são trechos de Uma Odisséia Política, que começamos a serializar na segunda-feira passada e terminaremos na quarta-feira por causa do 50º aniversário dos Documentos do Pentágono. Foi uma triste coincidência que Mike Gravel faleceu no meio desta série.

      • Junho 28, 2021 em 15: 24

        NÓS já sabíamos que o Vietnã era uma causa injusta e assassina que não servia para nenhum bom propósito. Os Documentos do Pentágono não serviram para nenhum propósito ou solução, exceto mostrar como os nossos soldados eram sociopatas. Todos já deveríamos saber que todo político é um. Nenhum político é bom, alguns são melhores mentirosos do que outros, só isso. MEUS livros ilustram que meios de comunicação como o seu são ignorantes ou enganosos. Qual é?

        • Bola Lon
          Junho 30, 2021 em 09: 03

          O Consórcio de Jornalismo Independente é certamente uma exceção à sua cínica “regra” de cumplicidade. A exposição da Surpresa de Outubro por Robert Parry foi fundamental para o esclarecimento da consciência política de muitas pessoas. Existem muitos outros, como Michel Chossudovsky e alguns jovens rostos novos, como Abby e Robin Martin, que permanecem imunes aos seus tijolos. Você chegou às conclusões de seus livros sem o benefício de ler o bom trabalho de outras pessoas?

    • Pular Edwards
      Junho 28, 2021 em 14: 46

      Mike, muito obrigado pelo seu comentário.
      Pular Edwards
      Ridgway, Colorado

  16. Dylana Enzo
    Junho 28, 2021 em 10: 23

    RIP Mike Cascalho. [As melhores importações canadenses para os EUA em 100 anos = pais de Mike. Obrigado, Canadá. ] Obrigado, Mike, por seu humilde e enorme espírito de amor e devoção aos mais elevados espíritos de justiça, igualdade e paz uns com os outros. Um dos heróis da minha vida. Que os esforços da sua vida lembrem a todos que é muito solitário estar “do lado dos deuses”, neste mundo. Todos devemos ser tão corajosos quanto Mike foi, para derrotar os inimigos da nossa vida, que é a encarnação do mal. jusqu'à ce que nous nous retrouvions

  17. John Neal Spangler
    Junho 28, 2021 em 09: 23

    Um excelente artigo. Gostei muito de ler. Motiva a continuar o bom combate.

  18. susan
    Junho 28, 2021 em 09: 03

    É uma pena que perdemos os grandes como o Gravel e ficamos apenas com a sujeira no topo…

  19. John Adams
    Junho 28, 2021 em 08: 01

    Eu tinha 11 anos quando JFK foi assassinado.

    A América está em declínio desde então.

    O presidente Kennedy do verão de 1963 era uma alma sábia. Ele esteve no comando durante a invasão de Cuba pela “Baía dos Porcos” e esteve no comando durante a crise dos mísseis cubanos, que assustou os americanos até a morte. Acredito que ele cresceu a partir dessas duas experiências. Ele fez um discurso na American University sobre como alcançar a paz mundial. Esse discurso provavelmente o matou.

    O Pew Charitable Trust faz uma pesquisa sobre a “confiança no governo” americana. A porcentagem de americanos que “confiavam no governo”. mergulhou de cabeça em 1964. Nunca se recuperou. Houve um up-tik momentâneo durante os anos Ilusórios de Reagan. Mas, em geral, a tendência tem sido “declinante” desde 1963.

    Basta considerar as pessoas que atacaram a capital em 06 de janeiro de 2021. Os seus avós nunca teriam sonhado em fazer tal coisa.

    Se existe algo como a “alma” de uma nação, essa alma foi gravemente danificada pelo prosseguimento da Guerra do Vietname, que ceifou mais de 2,000,000 de vidas vietnamitas e 2,000,000 de vidas cambojanas, tornando a paisagem do Sudeste Asiático para sempre perigosa, com antigos campos minados e a consequências do Agente Laranja. Quase 0 soldados norte-americanos morreram imediatamente naquela guerra. Várias centenas de milhares de outras pessoas tiveram suas vidas prejudicadas e embotadas ao longo dos anos. Houve certos filmes sobre a Guerra do Vietname que começaram como “declarações” anti-guerra, mas na mente do público tornaram-se oportunidades vicárias para se entregar a fantasias cínicas sobre a criação de morte e destruição em terras estrangeiras.

    Em 1966 houve um tiroteio em massa no Texas. Um homem subiu. uma torre e matou pessoas no chão. Esse tiroteio em massa foi comentado durante meses. Foi singular. Não foi um evento diário como vemos hoje.

    O que mudou?

    Acho que poderia escrever um ensaio sobre isso, mas estou ficando sem fôlego.

  20. Larry McGovern
    Junho 28, 2021 em 06: 03

    Uma homenagem absolutamente maravilhosa, Joe. Temos a sorte de ser abençoados por conhecer Mike Gravel tão bem por causa de seu relacionamento profissional e pessoal (sem contradição).
    Acrescento apenas que, além de fazer parte do Conselho da CN, ele foi um importante membro contribuinte do Veteran Intelligence Professionals for Sanity, cujos muitos escritos estão disponíveis na CN.

    • Consortiumnews.com
      Junho 28, 2021 em 07: 05

      Obrigado Larry-Joe.

  21. Junho 28, 2021 em 04: 14

    Um cara realmente corajoso. Todos os outros que Ellsberg pediu para ler os Documentos recusaram. Isso incluiu George McGovern e Paul McCloskey. A versão de Gravel foi então publicada e descobriu-se que continha mais informações do que a versão do Ny Times. E incluía o plano de Kennedy para uma retirada faseada.

  22. Ethan Allen
    Junho 28, 2021 em 00: 01

    Faríamos bem em substituir todo o nosso Senado dos EUA por 100 membros da escolha do senador Mike Gravel. Obrigado Joe Lauria por reconhecer e apoiar este grande cidadão; que ele descanse para sempre em memórias pacíficas.
    Ao mencionar o apoio do bom Senador à perseguição de Julian Assange, lembrou-me inadvertidamente que está a ser relatado que uma principal testemunha do FBI no caso admitiu ter prestado falso testemunho contra Assange em troca de clemência do Ministério Público relativamente a vários crimes que cometeu. VER:
    htXXps://caitlinjohnstone.com/2021/06/27/assange-prosecution-relied-on-false-testimony-from-a-diagnosed-sociopath-and-convicted-pedophile/#comment-65451
    Como sempre,
    EA

    • Consortiumnews.com
      Junho 28, 2021 em 02: 08

      Obrigado Ethan. Publicamos nossa própria história ontem sobre o falso testemunho.

      hXXps://consortiumnews.com/2021/06/27/key-witness-in-us-case-against-assange-changes-his-story/

      • Ethan Allen
        Junho 28, 2021 em 14: 55

        Re: Notícias do Consórcio
        Obrigado… com certeza vou dar uma olhada. No momento, o link de Julian Assange na sua resposta não parece ser “clicável”, então tentarei copiá-lo e colá-lo quando terminar de ler as ofertas de hoje.
        Como sempre,
        EA

        • Consortiumnews.com
          Junho 29, 2021 em 06: 14

          Não permitimos links clicáveis ​​na seção de comentários.

    • John Adams
      Junho 28, 2021 em 08: 03

      Sim, por que não podemos ter políticos mais decentes como Mike Gravel?

      Por que devemos ser forçados a escolher entre criminosos de guerra?

  23. Junho 27, 2021 em 21: 54

    Soa como eu. Eu inventei a democracia autônoma ponto org para você usar ao desenvolver políticas na assembleia constituinte ponto org. Ele ainda não funciona a todo vapor, mas um jovem programador está fora da escola durante o verão e trabalhando no caso. Talvez você colabore para construir uma democracia melhor do que a representação antiquada do capital.

  24. Erro
    Junho 27, 2021 em 21: 27

    Mike Gravel foi um dos poucos políticos que, embora seja um clichê, realmente falou a verdade ao poder. Praticamente a única crítica que se pode fazer a Gravel é que ele permaneceu no Partido Democrata em vez de se alinhar com um partido independente que pudesse desafiar tanto os grandes partidos políticos corporativos como os militantes. E a difamação de Gravel pelo Times não é, infelizmente, inesperada por parte de um jornal que tolera pouca dissidência de qualquer pessoa que se oponha ao sistema.

    • John Adams
      Junho 28, 2021 em 08: 11

      New York Times: “regime” refere-se a governos estrangeiros que são alvos da CIA.

      Concordo que o óbito de Mike Gravel no NY Times foi escrito para fazer uma piada de sua memória.

      Os escritores envolvidos provavelmente nem estavam vivos durante a Guerra do Vietnã. A sua leitura dos Documentos do Pentágono foi referida como “arrogância”. Foi necessária muita coragem para Gravel fazer o que fez.

      Por que não podemos ter políticos mais decentes como Mike Gravel?

Comentários estão fechados.