CARTA AO EDITOR: Colonialismo dos Colonos

ações

O que está acontecendo hoje e nos últimos 100 anos na Palestina é consistente com a história do Ocidente nos últimos 500 anos, escreve um leitor.

Aproximando-se da Pedra da Chaminé (1931), pintura de William Henry Jackson, retrata pioneiros se aproximando do marco de Nebraska na trilha do Oregon. (Serviço Nacional de Parques)

Para o Editor:

Se você está confuso ou simplesmente não sabe muito sobre Palestina/Israel, dê uma olhada na criação de Israel em 1948 e na Ideologia do Sionismo.

Desde o início, o sionismo foi e continua a ser um projecto colonial ocidental. Como projecto nacionalista religioso nas terras palestinas, o sionismo seguiu a tradição ocidental do colonialismo dos colonos. A incapacidade dos americanos de compreenderem a sua própria história como sociedade colonial colonizadora limita a capacidade de compreender os princípios básicos do que tem acontecido na Palestina nos últimos cem anos.

Os mesmos povos que hoje permanecem neutros seguem a mesma tradição de todos os povos que permaneceram neutros durante as centenas de anos em que os europeus colonizaram as “Américas”, a Austrália, a Nova Zelândia e partes da Ásia e de África, exterminando os nativos. populações. O que está a acontecer hoje e nos últimos 100 anos na Palestina é consistente com a história do Ocidente nos últimos 500 anos. 

 A América tinha uma ideologia que resumia muito bem o colonialismo dos colonos, o “Destino Manifesto”, a ideia de que era a providência divina que os europeus brancos levassem a civilização aos “selvagens”. Na Declaração da Independência, o querido liberal Thomas Jefferson refere-se às nações indígenas como “selvagens indianos impiedosos”.

O que Israel está a fazer hoje é uma escala muito menor do que os britânicos e americanos fizeram aos indígenas deste continente durante mais de 300 anos. O que tanto o Sionismo como o Destino Manifesto têm para oferecer às pessoas é o suborno de terras e riqueza. As pessoas têm uma longa história de troca da sua integridade por um pouco de terra e riqueza.

Esta história de supremacia branca tem sido difícil de derrotar porque se baseia numa colaboração entre a classe trabalhadora e a classe dominante. A supremacia branca é a forma mais extrema de solidariedade entre classes. Os palestinianos estão a travar uma luta anticolonial, é isso que muitos não compreendem.

Aqui na Califórnia o genocídio dos nativos foi enterrado e não é ensinado nas escolas. Os primeiros oito governadores apoiaram e financiaram campanhas de caça aos índios entre 1849-1873. O “Pai Fundador” da Califórnia, o primeiro governador, Peter Hardeman Burnett disse: “Uma guerra de extermínio continuará a ser travada entre as raças, até que a raça indígena seja extinta”. Os próximos sete governadores, incluindo Leland Stanford, homónimo da famosa Universidade, apoiariam políticas de extermínio, campanhas de caça aos índios e violência vigilante para que os colonos brancos pudessem “manifestar o destino”. 

A última coisa que você precisa fazer é permanecer neutro. Permanecer neutro é uma aprovação tácita do status quo. É somente elevando a nossa voz que podemos efetuar mudanças. Não tenha medo de resistência, isso significa que você está fazendo seu trabalho. Tenha medo da cumplicidade silenciosa, isso significa que a chama da sua alma pode ser apagada. 

Ace Thelin
Floresta Knolls, CA

Cartas de endereço ao editor para [email protegido] com título de assunto “Carta ao Editor”. Cartas selecionadas serão publicadas.

Doação para CN Cair Deposite Tração

 

 

30 comentários para “CARTA AO EDITOR: Colonialismo dos Colonos"

  1. Mark D Hughes
    Outubro 30, 2023 em 00: 17

    Em 27 de outubro, Ryan McMaken postou um ensaio no Mises Wire que apresenta um argumento semelhante. Veja: “A história americana é uma prévia do jogo final Israel-Palestina” hxxps://mises.org/wire/american-history-preview-israel-palestine-end-game

  2. Ray Snew
    Outubro 29, 2023 em 10: 38

    Ace Thelin escreveu uma bela carta, que traz uma mensagem muito importante. Não DEVEMOS ser cúmplices silenciosamente. Por favor, junte-se a nós no movimento BDS (hxxps://bdsmovement.net/) e boicote produtos fabricados por Israel e por empresas lideradas por sionistas fora de Israel até que uma solução justa de dois estados seja alcançada (e reparações sejam feitas por israelenses para os palestinos que eles brutalizaram durante tanto tempo). O “país” de Israel nem sequer é uma verdadeira nação porque não tem fronteiras fixas, nem uma constituição genuína. E, claro – como qualquer observador objectivo e pensante pode atestar – não é uma verdadeira democracia, uma vez que viola sistematicamente os direitos humanos dos seus cidadãos muçulmanos. Vamos falar a verdade: A entidade chamada “Israel” é um estado pária que pratica o Apartheid, com fanáticos religiosos e terroristas à frente tanto do seu governo como das suas forças armadas. Os seus líderes criminosos de guerra fizeram recentemente até mesmo o Erdogan da Turquia parecer relativamente palatável!

    Além dos boicotes do BDS, as pessoas morais que vivem fora dos EUA e do Reino Unido (duas nações que apoiam cegamente Israel, um estado desonesto, em todos os momentos, independentemente do direito internacional) também deveriam tentar comprar menos produtos fabricados naqueles apoiantes de “Israel”. Por favor, não dê o seu dinheiro ao verdadeiro “Eixo do Mal” (Washington-Londres-Tel Aviv)! Ao retirarem as suas receitas, todas as três nações (que quase todos os meses registam grandes défices comerciais e também têm enormes dívidas) irão inevitavelmente autodestruir-se (as nações BRICS sabem disso e estão a preparar-se para isso).

    Finalmente, embora não seja advogado, acredito que algum dia qualquer pessoa que tenha apoiado conscientemente (financeiramente ou de outra forma) os crimes implacáveis ​​dos Estados pária contra a Palestina corre o risco de ser julgado por ajudar e ser cúmplice desses crimes.
    Então, para qualquer sionista por aí – você está pronto para a VIDA na prisão – e no Iraque/Afeganistão/Síria/Líbia/Gaza? Se não, é melhor vocês se olharem longa e atentamente no espelho…

  3. Valerie
    Outubro 29, 2023 em 03: 28

    E os britânicos não serão libertados facilmente. Aqui está um testemunho abrangente de suas maldades:

    “5 das piores atrocidades cometidas pelo Império Britânico”

    independent.co.uk 19 de janeiro de 2016

  4. D'Esterre
    Outubro 28, 2023 em 21: 53

    “…Os europeus estavam a colonizar as “Américas”, a Austrália, a Nova Zelândia e partes da Ásia e de África, exterminando as populações nativas.”

    Sou cidadão da Nova Zelândia e tenho uma boa compreensão da nossa história. Incluir este país da caracterização acima. Possivelmente também a Austrália: apesar das reivindicações recentes.

    Na Nova Zelândia, durante as Guerras dos Mosquetes nos primeiros anos do século XIX, os indígenas (os Maori) fizeram um trabalho bastante eficaz de extermínio uns dos outros. Acredita-se que o número de mortos tenha sido entre 19 e 20,000, com dezenas de milhares escravizados. Isto de uma população estimada plausivelmente (por James Cook em 40,000) em cerca de 1769. O número de colonos ocidentais naquela fase era minúsculo e não desempenharam nenhum papel no conflito.

    Li análises históricas que sugerem que foi o terrível número de mortos nas Guerras dos Mosquetes que levou muitos chefes a assinar o Tratado de Waitangi em 1840. Eles não queriam que tal massacre se repetisse. A assinatura do Tratado pôs fim à escravatura e ao canibalismo, ambos praticados aqui rotineiramente pelos Maori pré-europeus, e, claro, às possibilidades de uma repetição das Guerras dos Mosquetes. No primeiro contacto ocidental, este país não era um paraíso bucólico: era hobbesiano.

    Os primeiros europeus a chegarem aqui foram os baleeiros e caçadores de focas, no final do século XVIII. Eles vieram para o extremo sul da Ilha Sul; casamentos mistos ocorreram muito rapidamente. Nas décadas seguintes, as populações indígenas e colonos casaram-se entre si, a tal ponto que nenhum dos povos é o que era no primeiro contacto. Provavelmente não existem muitas famílias pakeha (brancas) antigas que não tenham Maori em sua genealogia. O meu certamente sim, embora eu não seja descendente de Maori.

    Quanto às depredações dos colonizadores, conforme observado no post acima, estas foram terríveis. Mas nada pode ser feito agora para corrigir os danos. Nos casos em que a terra foi roubada (ou confiscada, como aconteceu aqui), na maior parte das vezes não pode ser devolvida, sem criar mais injustiça. A exceção são as terras de propriedade pública, pelo menos na Nova Zelândia.

    Quanto a Israel, fui (como muitos da minha geração, nascidos imediatamente após a Segunda Guerra Mundial) amplamente propagandeado sobre a sua fundação. Eu era adulto antes de descobrir como isso realmente aconteceu. Hoje em dia, a minha compaixão é pelos palestinos.

    Mas é muito importante que a situação contemporânea face aos palestinianos e aos israelitas não seja confundida com a de outras antigas colónias britânicas. Não é necessariamente análogo.

    • Susan Siens
      Outubro 29, 2023 em 16: 33

      Não vou nem ler suas desculpas para a colonização. A minha mãe disse-me há muitas décadas que os britânicos caçavam Maori por diversão, e eu não acreditaria em nenhuma “história” escrita por colonos (e, sim, a minha família também era colonizadora e eu vivo em terras roubadas). O que a Nova Zelândia parece ser bom é a mesma coisa em que os americanos liberais são bons: já não o chamamos de Dia de Colombo no Maine, EUA, chamamos-lhe Dia dos Povos Indígenas, à medida que continuamos a negar aos indígenas do Maine os seus direitos à água, os seus direitos federais, etc. E na Nova Zelândia você usa palavras Maori e continua a tratar os Maori como se eles fossem “humanos em excesso”. Idem, Austrália.

      • Dentro em pouco
        Outubro 29, 2023 em 18: 44

        Apenas dizendo… Concordo com este comentário muito mais do que aquele que aparentemente desculpa o genocídio Maori.
        A Guerra Indígena Francesa da América (no meu entender) envolveu, em parte, conflito tribal…
        Devemos encobrir a história óbvia (incluindo a do Sr. Thelin acima) de roubo de terras (e do seu sucessor contínuo, roubo de recursos internacionais) usando conflitos interligados como desculpa?
        (& Aliás, não passa despercebido, CN PUBLICA uma carta do leitor… PROPS todos!)

        • D'Esterre
          Outubro 30, 2023 em 20: 56

          Anon: “... aquele que aparentemente desculpa o genocídio Maori.”

          Além das Guerras dos Mosquetes no início do século XIX – que envolveram apenas maoris matando-se uns aos outros – não houve nenhum “genocídio” aqui na Nova Zelândia. Se você acredita ter provas em contrário, forneça-as por meio de um link para uma fonte confiável.

          Aqui está uma coisa. Meu conhecimento do que aconteceu nas Américas é bastante vago, e é por isso que não comento o assunto.

          É evidente que o seu conhecimento do que aconteceu na Nova Zelândia é igualmente vago. Na minha opinião, é melhor você ficar quieto sobre isso.

          Sou cidadão da Nova Zelândia e há muito me interesso pela história da Nova Zelândia. Limito meus comentários a esse tópico, sobre o qual tenho algum conhecimento.

          No meu comentário original, discordei da fusão da Nova Zelândia com outras ex-colônias britânicas. Meu argumento é: suas histórias não são necessariamente análogas. E certamente não com a tragédia que se desenrola actualmente no ME.

      • D'Esterre
        Outubro 29, 2023 em 22: 46

        É uma pena que você não tenha lido meu comentário.

        Também está claro que você não mora aqui. Você também não conhece a história deste país.

        “…os britânicos caçavam Maori por diversão…”

        Tenho um bom domínio da história da Nova Zelândia, tanto as boas quanto as ruins. É a primeira vez que ouço isso. Eu consideraria isso uma propaganda anti-britânica. Se você lesse meu comentário, veria quantos indígenas provavelmente existiam no momento da assinatura do Tratado. Certamente não o suficiente para “caçar” por diversão ou não. Sugiro que você leia The Ara, o site de história da Nova Zelândia. Está on-line.

        Por outro lado, há isto:
        hxxps://nzhistory.govt.nz/culture/maori-european-contact-before-1840/the-boyd-incident

        E isso:
        hxxps://nzhistory.govt.nz/keyword/chatham-islands#:~:text=In%201835%20two%20M%C4%81ori%20groups,Moriori%20and%20enslaved%20the%20rest.

        Observe que ambas as contas vêm de um site governamental. Parece que não há santos de gesso em lugar nenhum.

        A Nova Zelândia é autônoma desde a década de 1850. E os assentos parlamentares Maori foram estabelecidos pela primeira vez em 1867. Veja isto:
        hxxps://en.m.wikipedia.org/wiki/M%C4%81ori_electorates#:~:text=or%20two%20elections.-,Establishment,member%20of%20parliament%20Donald%20McLean.

        O meu ponto de vista é o seguinte: é melhor não confundir a situação face aos palestinianos e israelitas com a de outras antigas colónias britânicas. Eles não são necessariamente análogos.

  5. Jan
    Outubro 28, 2023 em 21: 50

    Esses pontos precisam estar conectados há muito tempo. Os americanos apoiam a limpeza étnica da Palestina por causa da sua própria limpeza étnica da América do Norte. Os americanos estão expressando solidariedade com outros colonos coloniais. Recomendo fortemente o ensaio de Barry Lopez, Rediscovery of North America.

  6. selvagem
    Outubro 28, 2023 em 20: 54

    Não se esqueça da Espanha e de todos os impérios da civilização ocidental, desde os romanos. Talvez o monoteísmo tenha sido inventado apenas para que Deus esteja do lado de qualquer pessoa que seja a superpotência mais poderosa. Eles também transformaram o anti-semitismo em arma, que continua a repercutir no Médio Oriente e ainda visa a China e a Índia.

  7. RomeuCharlie
    Outubro 28, 2023 em 18: 04

    Vejo que a Austrália é mencionada na lista de nações colonizadas por europeus. Poucos leitores saberiam que o nosso país falhou miseravelmente na tentativa de chegar a um acordo com o genocídio perpetrado contra o nosso próprio povo das Primeiras Nações.
    Em 1788, quando a Austrália foi reivindicada para a Coroa Inglesa e subsequentemente “colocada” por um grupo heterogéneo de alegados criminosos e seus guardiões, os habitantes originais foram tratados como inexistentes numa terra desocupada, Terra Nullius. A doutrina da Terra Nullius foi finalmente derrubada com uma decisão do nosso Supremo Tribunal não muitos anos atrás e levou eventualmente a uma reunião nacional de centenas de povos indígenas da qual, há sete anos, emergiu um documento de consenso conhecido como Declaração Uluru do Coração. , Uluru sendo o nome do que já foi chamado de Ayer's Rock, o poderoso monólito próximo ao centro da Austrália. A declaração de Uluru procurou um avanço modesto para os povos das Primeiras Nações: uma menção na nossa Constituição ao lugar dos povos das Primeiras Nações e uma voz (um órgão consultivo) para dar conselhos não vinculativos ao Parlamento sobre questões que afectam essas pessoas. Esta simples proposta foi apresentada ao povo num referendo este mês e, depois de uma longa campanha em que muitas mentiras foram contadas pelos opositores e muita desinformação e desinformação foram disseminadas, foi completamente derrotada no que alguns consideram um dia de vergonha para a nação. Como um velho homem branco, faço parte do grupo demográfico visto como o mais oposto ao 'The Voice' como era conhecido, mas sou um sólido defensor do que considero um pedido modesto. A opressão contínua da Austrália sobre o seu primeiro povo não é diferente do que aconteceu nos Estados Unidos e, na verdade, em tantos países colonizados onde os habitantes originais foram massacrados em nome da “civilização”. E assim, para a Palestina, onde, durante mais de 70 anos, os habitantes originais foram deslocados, oprimidos e subjugados por uma sociedade de colonos coloniais. As ações do Hamas ao matar civis inocentes devem ser deploradas. Mas o ataque em si também deve ser visto como a reacção natural a décadas de repressão, crueldade e mesquinharia por parte de Israel. O facto de Israel, na sua punição ao Hamas, estar indiscriminadamente (apesar das suas alegações de ataques direccionados pelo Hamas) a matar civis, incluindo crianças, em números muito superiores aos mortos na fuga, deve ser condenado nos termos mais fortes possíveis. Finalmente, uma questão: se os ataques do Hamas ocorreram em terras palestinianas ocupadas ilegalmente por Israel, podem ser legitimamente chamados de um ataque a Israel ou são uma acção defensiva na sua própria terra, uma rebelião?

    • D'Esterre
      Outubro 30, 2023 em 04: 12

      “…o nosso país falhou miseravelmente na tentativa de chegar a um acordo com o genocídio perpetrado contra o nosso próprio povo das Primeiras Nações.”

      Sendo cidadão neozelandês e com família na Austrália, me interessei pelo referendo do Voice. Eu li bastante sobre isso.

      O seu país acaba de se esquivar de uma bala constitucional. A identificação de grupos étnicos específicos não tem lugar na constituição de uma democracia representativa, independentemente da proveniência desse grupo. Nem é um meio de reparar os maus tratos históricos aos aborígenes.

      Na verdade, não há como consertar os pecados do passado. O melhor que podemos fazer é concentrar-nos no futuro e tornar o nosso país o melhor possível para todos os cidadãos. Temos uma família alargada na Europa Central, onde aconteceram coisas verdadeiramente terríveis na Segunda Guerra Mundial: esta é a sua filosofia. Eu concordo com eles.

      Mas pelo menos os cidadãos da Austrália tiveram que votar sobre isso. Isso é mais do que nós na Nova Zelândia tivemos.

      “…posteriormente 'resolvido' por um grupo heterogêneo de supostos criminosos e seus guardiões….”

      Tenha cuidado em como você caracteriza os primeiros que chegam. Você leu “A Grande Vergonha” de Thomas Keneally? Eu espero que sim. Sou descendente de irlandeses: “colono” não é o termo que usaria para designar os presos políticos irlandeses e os condenados a transporte.

      “… foi totalmente derrotado…”

      De fato. É melhor não acusar as pessoas de racismo, como ouvi alguns fazerem nos últimos tempos: é apenas mais um epíteto que é usado em vez de argumentos.

      “A opressão contínua da Austrália sobre seu primeiro povo…”

      O que isto significa? Você poderia fornecer evidências de apoio, por favor? Pela última vez que ouvi, a Austrália investe muito dinheiro no sistema de bem-estar social, o que beneficia os pobres e desfavorecidos. Essa categoria inclui muitos aborígenes, embora obviamente não todos. Tal como na Nova Zelândia, a assistência social na Austrália baseia-se na necessidade e não na etnia, ou pelo menos foi o que me disseram os meus familiares.

      • JoeSixPack
        Outubro 30, 2023 em 12: 12

        Primeiro, o autor disse: “A incapacidade dos americanos de compreender a sua própria história como sociedade colonial colonizadora limita a capacidade de compreender os princípios básicos do que tem acontecido na Palestina nos últimos cem anos”.

        Então o autor disse: “As mesmas pessoas que permanecem neutrais hoje estão seguindo a mesma tradição que todas as pessoas que permaneceram neutrais durante as centenas de anos em que os europeus colonizaram as “Américas”, Austrália, Nova Zelândia e partes de Ásia e África, exterminando as populações nativas.”

        Finalmente, “O que está acontecendo hoje e nos últimos 100 anos na Palestina é consistente com a história do Ocidente nos últimos 500 anos. ”

        Resumindo, compreender o passado para compreender o presente. Seus comentários não contestam essas afirmações. O que se diz em defesa do colonialismo dos colonos é: ei, os povos indígenas já estavam massacrando uns aos outros, então o que os europeus fizeram depois não foi tão ruim. Então, ei, existe um estado de bem-estar social, então os povos indígenas não têm do que reclamar.

        O termo moralmente falido vem à mente.

        • D'Esterre
          Outubro 30, 2023 em 22: 28

          JoeSixPack: “O que você diz em defesa do colonialismo dos colonos…”

          Acho que ajuda ler o que os outros dizem. Opus-me à fusão da Nova Zelândia com outras colónias, incluindo afirmações de “extermínio”.

          Isso não aconteceu aqui. Convido você a ler sobre a nossa história, da qual você claramente desconhece.

          E questionei um comentarista sobre a “opressão contínua” dos aborígenes australianos. Qual é a evidência para isto? Uma pergunta razoável dadas as circunstâncias.

          “O termo moralmente falido vem à mente.”

          Presumo que você seja americano. É melhor limitar os seus comentários ao que aconteceu lá.

          Há uma história profunda de colonialismo em todo o mundo. Qual é a sua solução, em alguns casos, tantos séculos depois do fato? Descolonização? Como isso funcionaria, exatamente?

          A situação face aos palestinianos e aos israelitas é uma tragédia. Que solução você propõe?

  8. Adam Gorelick
    Outubro 28, 2023 em 17: 26

    Os americanos não tolerariam muitas políticas e actos de agressão militar dos EUA se compreendessem apenas alguma história básica – do seu próprio país e o que resultou nas decisões de política externa da nação hegemónica. A ignorância é o maior obstáculo à manutenção de uma democracia; o que explica como os Estados Unidos – que nunca foram um pináculo da democracia representativa – se tornaram uma democracia nominal. Uma educação formal de qualidade e a curiosidade, saciada pela leitura de diversas fontes, tornaram-se relíquias do passado. De acordo com uma sondagem recente, a maioria dos cidadãos da Terra dos Livres obtém as suas “notícias” apenas através das manchetes. O que é trágico, dadas as atrocidades coloniais do estado de apartheid, Israel poderia ser diminuída ou travada por um público que exigia a cessação do dinheiro dos contribuintes que apoiava tal barbárie. A verdade, ofuscada pela desinformação oficial, poderia ser facilmente discernida se fosse suplantada por informações factuais. Armados com uma compreensão básica do que Israel tem sido durante 75 anos e das crueldades sofridas pelos palestinianos, mais americanos (e felizmente alguns estão) estariam a gritar nas ruas pelo fim de um genocídio activo.

  9. Elial
    Outubro 28, 2023 em 15: 53

    Ouvir! Ouvir! Bem dito.

  10. Scott Kremer
    Outubro 28, 2023 em 15: 00

    Exatamente. Os índios americanos e os palestinos são tratados da mesma maneira – os tratados foram repetidamente quebrados pelos colonos invasores e pelo seu governo, depois os nativos são conduzidos para miseráveis ​​campos de reservas/refugiados nas piores terras possíveis, onde são guardados pelos soldados dos colonos enquanto sujeito a doenças e quase à fome. As tentativas de resistência são recebidas com força aniquiladora por militares muito superiores.

    A grande diferença desta vez, porém, é que os nativos têm muitos países e culturas que apoiam o conflito. Como escreveu Dennis Kucinich: “Há centenas de milhões de muçulmanos e árabes na vizinhança agora fervendo com as injustiças do massacre de inocentes, e apenas nove milhões de israelitas…” Isto implica a possibilidade de uma represália à escala global, ecoando a Última Resistência de Custer.

  11. Emma M.
    Outubro 28, 2023 em 13: 34

    Obrigado por isso, tanto a Ace Thelin pelas palavras sábias e pela boa redação informativa, quanto à CN por publicá-lo. Embora eu já tivesse ouvido falar da monstruosa caça aos índios antes, fico surpreso ao saber quantos governadores na história da Califórnia a apoiaram, e terei que me lembrar disso especialmente em relação a Stanford.

    É interessante ler um post convidado de outro leitor aqui; Eu adoraria que “cartas ao editor” de qualidade como essa se tornassem um recurso regular e nos permitisse ouvir pessoas de quem normalmente não conseguiríamos ouvir. Parece que seria saudável para as demonstrações e é algo que os jornais de muito tempo atrás poderiam ter feito, não que eu soubesse na minha idade!

  12. Outubro 28, 2023 em 12: 56

    ACE THELIN SABE DE ONDE FALA. SE APENAS MAIS DESPERTAR PARA O GENOCIDA INDIANO
    HISTÓRIA DO COLONIALISMO DOS COLONIZADORES AMERICANOS.
    MAIS DEVERIA ESTUDAR COM WARD CHURCHILL QUE PAGOU POR SEUS POVOS NATIVOS VERDADEIROS
    COM SEU PROFESSORADO TEMADO NA UNIVERSIDADE DO COLORADO.
    LEMBRANÇA DE NORMAN FINKELSTEIN TAMBÉM NA HISTÓRIA DA PALESTINA.

  13. tomada
    Outubro 28, 2023 em 12: 10

    O “colonialismo dos colonos” começou com Colombo há 531 anos e foi fortemente influenciado pela difusão deliberada do Cristianismo no Novo Mundo. O comentário de Jefferson sobre “selvagens” significa simplesmente não-cristãos.

    Os cristãos tentaram espalhar as suas crenças religiosas para muitos países nos últimos mais de 500 anos, incluindo China, Índia, etc.

    • michael888
      Outubro 28, 2023 em 18: 34

      O extermínio dos nativos americanos deveu-se mais à introdução do sarampo (muito mais contagioso e tão mortal para os indígenas quanto a varíola; os europeus sobreviveram a essas e outras doenças endêmicas quando crianças. Os nativos americanos não tinham imunidade) do que ao ódio e ao assassinato. do 1% final da sua população. Nos 100 anos entre Colombo e os colonos ingleses na Carolina do Norte e VA, a maioria dos nativos americanos morreu (fonte “1491”). Para os europeus que chegaram no século XVII, as Américas pareciam um paraíso vazio (apenas os humanos foram exterminados pela introdução de doenças; a comida persistiu em abundância). A evidência sugere que havia mais nativos americanos do que europeus quando Colombo chegou.
      Por mais perversas que fossem a maioria dos europeus naquela época, as suas doenças infantis eram mais devastadoras.

  14. Vera Gottlieb
    Outubro 28, 2023 em 12: 03

    A minha liberdade de expressão consiste em expressar as mesmas ideias daqueles que me concedem esta “liberdade de expressão”. Toda a raça branca deveria abaixar a cabeça de vergonha... se souber o que significa 'vergonha'.

    • Susan Siens
      Outubro 29, 2023 em 16: 37

      Você acabou de acertar o prego na cabeça. Os EUA são uma nação SEM VERGONHA, cheia de pessoas SEM VERGONHA, infelizmente. E nos perguntamos por que temos tantos usuários de drogas? Um dos principais atributos das pessoas que procuram consolo na bebida e nas drogas é que o seu comportamento é muitas vezes descarado, ao mesmo tempo que estão cheias de uma vergonha que não querem reconhecer.

  15. Outubro 28, 2023 em 11: 08

    A frase “Nunca mais” talvez seja a mais desprovida de significado e hipócrita já proferida. Algo que lembrarei sempre que os nazistas e o Holocausto forem mencionados.

  16. Susan O'Neill
    Outubro 28, 2023 em 10: 42

    Sempre existiram e sempre existirão pessoas com uma mentalidade de “direito”, muitas vezes em uma corrida para fazer melhor do que Jones e se as pessoas que tiveram uma vida boa por tanto tempo percebessem que teriam que fazer sacrifícios para que outros pudessem ter sucesso, haveria silêncio de muitos mais do que há hoje.
    Como uma pessoa branca que vive numa cultura diversa, sei muito bem, sejam eles brancos, negros ou pessoas de um “tom engraçado”, que a sua firme crença é de superioridade sobre as “raças inferiores”, como Churchill curiosamente disse (ele realmente foi um fanático racista tão sério) e não abrirá mão de seu senso de direito. A questão é: quantas pessoas “com direito” conseguem reconhecer a sua crença contaminada?

    • Susan Siens
      Outubro 29, 2023 em 16: 41

      Descobri que as pessoas com direito nunca reconhecem o seu próprio direito. Meu parceiro é um homem branco da classe trabalhadora cuja vida inteira cheirou a direitos e sua resposta foi: “Não me sinto no direito”. Ninguém se sente no direito, mas o comportamento motivado pelo direito é feio, explorador e muitas vezes cruel. Pessoalmente, acho que o direito é uma doença mental, assim como o racismo e a misoginia, mas você não os verá listados no DSM. (Provavelmente porque os autores sofreram com o direito!)

  17. M.Sc.
    Outubro 28, 2023 em 10: 38

    Acerte, especialmente sobre ser neutro. A justiça é importante, para os israelitas, mas também para os palestinianos. Israel rejeita isto imediatamente e prefere agarrar-se a uma combinação de excepcionalismo e vitimização, e é aqui que os seus argumentos e indignação desmoronam.

    John Mearsheimer destacou um ponto importante nas suas excelentes discussões com o juiz Napolitano sobre o Hamas. O Hamas, disse ele, é um movimento de resistência, embora um movimento de resistência que, como mostram os acontecimentos de 7 de Outubro, utiliza tácticas terroristas. O objectivo, porém, não é simplesmente o terror pelo terror. O Hamas, disse ele, nasceu e continua a existir em oposição à opressão dos palestinos por parte de Israel, o que inclui, claro, o roubo das suas terras. Se Israel cessasse a sua opressão, o Hamas também deixaria de existir (pelo menos como movimento de resistência).

    Há muitas décadas que Israel tem expulsado os palestinianos das suas terras e doado-as aos colonos israelitas. É simplesmente colonialismo e certamente reflecte as próprias acções da América na abertura do Ocidente, ou seja, Destino Manifesto (infelizmente, apenas um termo chique para roubar a terra dos outros).

    Novamente, não é ciência de foguetes. Sim, todos temos o direito de nos defender caso sejamos atacados. Não, não temos o direito de cometer assassinato. A contínua opressão e até mesmo o assassinato do povo palestiniano por parte de Israel é um facto que o mundo tem tragicamente desviado os olhos desde a fundação de Israel. Parece que isso está finalmente chegando ao fim, o que é profundamente bom. Acredito que se Israel quiser sobreviver, terá de fazer uma mudança fundamental no seu carácter, se puder.

    O apoio ocidental às actuais acções genocidas de Israel está fora de questão. As nações ocidentais são cúmplices e deveriam ser responsabilizadas, se não pelos órgãos jurídicos da ONU, pelo menos pelo mundo em geral. Deveria haver consequências reais porque os idiotas raramente mudam, a menos que sejam forçados a isso.

  18. SteveK9
    Outubro 28, 2023 em 10: 33

    O mito da diversidade por Benjamin Schwarz, The Atlantic, maio de 1995

    Além disso, a construção da América exigiu quase 300 anos de guerras genocidas contra os nativos americanos, um facto que leva os historiadores de hoje a caracterizar a expansão americana no continente como “invasão” e não como “colonização”. Estas guerras, uma das mais longas séries de conflitos étnicos da história moderna, foram resolvidas não pela partilha do poder, mas pela obliteração. Embora este registo gere hoje muita preocupação, é impossível imaginar a existência dos Estados Unidos se tivesse sido seguido um caminho mais razoável. Pois do ponto de vista “americano”, uma acomodação razoável teria exigido que, nas palavras contundentes de Theodore Roosevelt, o vasto continente fosse deixado de lado “como uma reserva de caça”. A grande luta étnica da América deveria ter ensinado aos americanos que muitos conflitos são simplesmente inconciliáveis. Como perguntou o deputado Richard Wilde, da Geórgia, com resignação em 1830, descrevendo a destruição dos nativos americanos pelos Estados Unidos como o preço do seu desenvolvimento: “O que é a história senão o obituário das nações?”

    • Cal Lash
      Outubro 29, 2023 em 03: 09

      EXCELENTE POSTAGEM.
      OBRIGADO

  19. Lois Gagnon
    Outubro 28, 2023 em 10: 03

    Obrigado a Ace Thelin por escrever esta carta direta. Desmascara aqueles que usam a desculpa “é complicado” para o que está a acontecer em Gaza. A luta para libertar os Palestinianos é a luta de todas as pessoas que foram oprimidas pelo colonialismo. Parece que as potências coloniais estão tão decididas a continuar a sua violência genocida em todo o planeta que estão dispostas a arriscar o impensável fim do jogo. Cabe a todos nós que vivemos sob este sistema desiludir os lunáticos que controlam esta política; é do interesse deles reverter o curso.

Comentários estão fechados.